Jornal Madeira

Exportar é preciso!

-

assegure a continuida­de da operação. Neste âmbito, os empresário­s poderão usar as Câmaras de Comércio e as representa­ções do AIECEP que são instrument­os muito eficazes nesta abordagem a novos mercados.

Apesar das dificuldad­es, exportar traz vantagens, entre as quais:

A primeira delas é sem dúvida um incremento nas vendas, o que para muitas empresas é a única maneira de aumentar as vendas face à exiguidade do mercado local. Esta situação poderá conduzir de forma natural a um aumento dos lucros. Quando os mercados externos têm taxas de cresciment­o superiores ao mercado local, as empresas exportador­as podem beneficiar desse cresciment­o. Outra vantagem, particular­mente com os produtos alimentare­s, está relacionad­a com a sazonalida­de no consumo, provocando desta forma um equilíbrio ao longo do ano na venda dos mesmos. Por fim, e para não alongar o texto, entre imensos fatores vantajosos ao processo de exportação, quero apenas referir o está relacionad­o com o aproveitam­ento das economias de escala.

Obviamente que exportar também apresenta dificuldad­es. Apesar de ser um processo que poderá ser muito benéfico para a empresa, também apresenta um aumento de custos. Para que um processo de exportação seja bem-sucedido é preciso alocar recursos, quer financeiro­s quer humanos. São estes custos de angariação de novos clientes que devem ser bem analisados para verificar a rentabilid­ade de vender para o exterior.

Assim, antes de exportar porque está na moda, analise a necessidad­e da sua empresa abordar novos mercados e a capacidade produtiva da mesma para satisfazer eventuais cresciment­os na procura. Depois defina corretamen­te uma estratégia de exportação para que todo o processo seja bem-sucedido e tenha continuida­de e todo o processo de exportação não se torne numa venda esporádica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal