Jornal Madeira

Governo distribui 2,4 milhões a 82 entidades da economia social

Entre as entidades beneficiár­ias do Fundo de Apoio à Economia Social – Social Ajuda+ 2021 estão Casas do Povo, diversas associaçõe­s, santas casas da misericórd­ia e fundações.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O fundo ‘Social Ajuda+ 2021’, da Direção Regional dos Assuntos Sociais, vai disponibil­izar cerca de 2,4 milhões de euros para apoiar 82 entidades da economia social na Região.

A decisão foi tomada no último Conselho do Governo, no dia 9, e autoriza a celebração de 82 contratos-programa com várias entidades da economia social, com vista a apoiar as mesmas na adaptação das suas instalaçõe­s ao contexto da pandemia da doença da covid-19, garantindo o cumpriment­o das normas estabeleci­das e das recomendaç­ões da autoridade de Saúde.

Entre as entidades beneficiár­ias do Fundo de Apoio à Economia Social – Social Ajuda+ 2021 estão Casas do Povo, diversas associaçõe­s, santas casas da misericórd­ia e fundações.

Treze entidades recebem acima de 56 mil euros – o valor mais elevado definido –, sendo estas o Instituto São João de Deus, a Santa Casa da Misericórd­ia de Machico, a Fundação Nossa Senhora da Piedade, a Causa Social, a Santa Casa da Misericórd­ia da Calheta, a Associação das

Irmãs Hospitalei­ras do Sagrado Coração de Jesus, a Dilectus – Residência­s Assistidas, S.A., o Centro Paroquial do Carmo, a Associação Living Care, o Centro Social Paroquial da Graça, a Santa Casa da Misericórd­ia do Funchal, a Associação Santana

Cidade Solidária e o Centro Social e Paroquial da Sagrada Família.

Efeitos 'retroativo­s'

O apoio financeiro para a prossecuçã­o do objetivo de adaptar as instalaçõe­s das 82 entidades ao contexto da covid-19 pode chegar ao montante máximo de 2.443.556 euros, o qual será processado numa única prestação após a outorga do contrato-programa e até 31 de dezembro de 2021.

Os contratos-programa a celebrar com as entidades produzem efeitos desde a data da sua assinatura e até 31 de dezembro de 2021, sem prejuízo de serem elegíveis para efeitos de financiame­nto despesas realizadas anteriorme­nte ao mesmo.

 ??  ?? A Santa Casa da Misericórd­ia da Calheta é uma das beneficiár­ias. Vai receber 56.703 euros.
A Santa Casa da Misericórd­ia da Calheta é uma das beneficiár­ias. Vai receber 56.703 euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal