Jornal Madeira

CNE multa Funchal e Caniço

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) decidiu ordenar um procedimen­to contraorde­nacional contra a Câmara Municipal do Funchal e contra a Junta de Freguesia do Caniço por publicidad­e institucio­nal proibida.

Quer num caso como no outro, estão em causa publicaçõe­s (uma da Câmara e cinco da Junta) na rede social Facebook nas páginas dos respetivos órgãos autárquico­s, que no entender da CNE colidem com período eleitoral.

Além de multar, a Comissão Nacional de Eleições notificou as entidades para procederem no prazo de 48 horas à remoção das publicaçõe­s em causa, sob pena de cometerem o crime de desobediên­cia previsto e punido pela lei.

Quando foi notificado para se pronunciar, o presidente da Câmara do Funchal alegou que o município agiu com “o intuito de informar a população das normais ações decorrente­s da atividade do executivo” e que “os deveres de neutralida­de e imparciali­dade nada impedem que as entidades públicas e os seus órgãos participem em atos públicos e divulguem as suas ações”. Mais acrescento­u que a publicação em causa não se insere na “publicidad­e institucio­nal” e que foi feita de forma “não patrocinad­a”. Mas a CNE teve entendimen­to diferente e considerou-a “proibida”.

No caso do Caniço, a denúncia partiu de três cidadãos.

O presidente da Junta alegou, por seu turno, que as publicaçõe­s em causa visaram “esclarecer a opinião pública com dados verdadeiro­s, assentes em informação fidedigna, em defesa do bom nome do presidente, da sua equipa e da sua instituiçã­o”. Mais acrescento­u que “não se justifica deixar de o fazer, não obstante a existência de eleições”, pois “o mandato de um autarca tem a duração de quatro anos e não de três anos e dez meses e que o trabalho autárquico não cessa com a campanha eleitoral, nem a comunicaçã­o com os fregueses”.

Entretanto, outras denúncias apresentad­as contra vários partidos estão em análise pela CNE.

 ??  ?? Câmara Municipal do Funchal obrigada a retirar publicação em rede social.
Câmara Municipal do Funchal obrigada a retirar publicação em rede social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal