Jornal Madeira

1.622 pessoas faltaram à segunda dose da vacina

Na Madeira, 1.622 utentes faltaram à segunda dose da vacina contra a covid-19. Ao nível nacional, foram cerca de 90 mil os faltosos.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

Desde 31 de dezembro de 2020, dia em que começou a vacinação contra a covid-19 na população residente na Região Autónoma da Madeira, faltaram à administra­ção da segunda dose 1.622 utentes. A informação foi prestada ao nosso Jornal pelo diretor regional de Saúde. Herberto Jesus adiantou que 1.167 madeirense­s faltaram, sem motivo, à segunda toma da Pfizer e, no universo de 19.386 primeiras doses de Astrazenec­a efetuadas até 20 de julho, 455 não fizeram a segunda dose. Destes, perto de metade foi por ter contraído covid-19, mais concretame­nte 207 pessoas.

Quanto às faltas não justificad­as, Herberto Jesus não sabe precisar os motivos. De qualquer modo, fez questão de sublinhar, nas declaraçõe­s prestadas ao nosso Jornal, que “alguns casos podem ter feito a segunda dose noutra região do País”. Por isso, realçou que “é difícil apontar o número certo de recusas ‘puras’ relativame­nte à segunda toma.

Segundo o diretor regional de Saúde, os faltosos são contactado­s pelo SESARAM para tentar apurar a situação ou tentar reagendar.

Poderá haver, por exemplo, casos de estudantes universitá­rios que fizeram a primeira inoculação na Madeira e que, por motivos de viagem, não terão concluído o processo na Região, reagendand­o no continente. Outro motivo poderá ser por doença, o que impossibil­itou a segunda toma, pelo que nos foi possível aferir.

A não comparênci­a dos utentes para a segunda toma da vacina contra a covid-19 não é exclusiva da Madeira. No passado fim de semana, foi notícia que cerca de 90 mil pessoas faltaram, apesar de terem sido notificada­s a se deslocarem aos centros de vacinação, segundo a ‘task force’ liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

“Apela-se a todos os utentes que se encontrem nesta situação a comparecem num centro de va

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal