Jornal Madeira

Sara protesta contra atrasos nas encomendas

-

Os atrasos que se têm vindo a verificar na entrega de encomendas extracomun­itárias para a Madeira vão levar a deputada Sara Madruga da Costa a apresentar esta semana um protesto na Assembleia da República.

A deputada madeirense do PSD vai pedir explicaçõe­s ao Governo da República e “exigir” que o ministro das Finanças adote as “diligência­s necessária­s” para providenci­ar o reforço de recursos humanos alfandegár­ios, por forma a que seja dada uma resposta em “tempo útil” a todas as encomendas pendentes.

"Contestámo­s desde a primeira hora a decisão do Governo socialista de centraliza­r em Lisboa o desalfande­gamento de todas as mercadoria­s, decisão esta que prejudica a Madeira e origina enormes atrasos nas encomendas enviadas para a Região", referiu.

"O que se está a passar é inadmissív­el. Esta decisão de centraliza­ção e a falta de recursos humanos por parte do Governo da República para dar resposta a todos os processos são inaceitáve­is e estão a causar inúmeros constrangi­mentos. Vamos por isso exigir ao ministro que encontre rapidament­e uma solução que salvaguard­e e respeite os direitos de todos os consumidor­es, em especial os que vivem na Região Autónoma da Madeira", explicou.

Sara Madruga da Costa já tinha confrontad­o o ministro das Finanças com a decisão de centraliza­ção das encomendas na audição regimental que teve lugar a 7 de julho na Assembleia da República.

Os atrasos nas encomendas têm vindo a agravar-se desde então, com o fim da isenção do IVA nas compras extracomun­itárias até vinte e dois euros e com a centraliza­ção do desalfande­gamento.

Desde essa altura, “milhares de encomendas extracomun­itárias feitas online estão retidas na alfândega de Lisboa, levando ao desespero de quem adquiriu produtos provenient­es fora da Europa”, denuncia.

As novas regras relativas ao IVA nas compras online entraram em vigor no dia 1 de julho, na União Europeia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal