Jornal Madeira

TAP devia ser totalmente privatizad­a

- P.A.

O presidente do Governo Regional criticou, de forma acutilante, a TAP por não incluir o Porto Santo nas rotas de inverno. “É uma situação perfeitame­nte ridícula. A TAP, neste momento, está a receber financiame­nto dos contribuin­tes, quando a ideia seria a companhia nacional servir o País e a diáspora”. Por isso, foi categórico: “Neste momento, eu sou defensor da total privatizaç­ão da TAP”.

Confrontad­o com a justificaç­ão da transporta­dora, de que a procura não justificav­a a manutenção da linha no inverno, Miguel Albuquerqu­e contrapôs: “com os dados que eu tenho, eu não sei se é justificáv­el os contribuin­tes darem à TAP cerca de 4 mil milhões de euros como está previsto, se a União Europeia autorizar”. A seu ver, os portuguese­s devem questionar sobre se se justificam estas verbas dos contribuin­tes “para uma companhia que nem as obrigações de serviço público mínimas cumpre”.

Sobre a possibilid­ade de ser criada uma ligação com escala no Porto Santo, Albuquerqu­e acha incompreen­sível não manter uma ligação direta, atendendo ao número de aviões em terra porque “a TAP neste momento não tem linhas competitiv­as”. Por isso, reafirmou que a companhia devia manter a rota com a ilha dourada. “É preciso dizer que as operações que têm sido desencadea­das por outras companhias do Norte têm feito com que o Porto Santo esteja cheio de turistas nacionais até 5 de outubro”, com operações diretas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal