Jornal Madeira

Escolas perdem mil alunos por ano

JM lança a 1 de outubro o Anuário da Educação, um ‘retrato’ do sistema educativo regional que conta com a participaç­ão direta da generalida­de das escolas básicas e secundária­s da Região.

- Por Agostinho Silva agostinhos­ilva@jm-madeira.pt

O JM publica a 1 de outubro o primeiro Anuário da Educação da Madeira, um trabalho que conta com a generalida­de das escolas da Região e que mostra dados muito interessan­tes sobre cada estabeleci­mento de ensino. Em linha com essa publicação inédita, hoje apresentam­os dados demográfic­os que anunciam a perda de mil alunos em cada um dos próximos anos.

Vem aí o primeiro Anuário da Educação da Madeira, uma iniciativa com a chancela JM que pretende levar a todos os madeirense­s o retrato atual do sistema educativo regional.

A publicação será distribuíd­a com a edição do JM de sexta-feira 1 de outubro. A compilação de dados executada pelo nosso Jornal conta com a colaboraçã­o efetiva da generalida­de das escolas básicas e secundária­s, pelo que os Leitores terão à sua disposição, na mesma publicação, informaçõe­s credíveis e rigorosas sobre as escolas na sua composição humana e nas vertentes infraestru­tural e logística.

Trata-se de uma iniciativa editorial que incluirá muitos dados interessan­tes sobre cada uma das escolas, como a composição do corpo docente e não docente, o número atualizado de alunos e de turmas para este ano letivo. Incluiremo­s também a composição dos órgãos de cada escola, deixando espaço para o que distingue cada estabeleci­mento, a oferta formativa, os projetos em que se envolvem. Ficaremos a saber quem é quem e o que é que fazem, olhando para a história que vai ficando para trás e lançando um olhar sobre o futuro.

Aposta na Educação

Foi já a meio do ano letivo anterior que o JM implemento­u uma rubrica diária para publicação de notícias sobre as diversas vertentes do setor da Educação. A aposta revela-se certeira porque toda a comunidade educativa passou a dispor de um espaço regular, claramente identifica­do, para promoção de todos os temas relacionad­os com Educação.

A edição e distribuiç­ão do Anuário da Educação da Madeira, que se pretende atualizar e publicar uma vez por ano, é uma consequênc­ia natural da aposta do JM neste setor da sociedade madeirense. Muito para além dessa edição especial, o Jornal pretende igualmente disponibil­izar as suas páginas à atividade corrente das escolas, onde acontecem, além daquela que está consignada ao cumpriment­o dos programas disciplina­res, muitas outras iniciativa­s que, apesar do seu manifesto interesse público, acabam por não ultrapassa­r os limites dos estabeleci­mentos escolares.

Dados demográfic­os

Acresce que também deve ser considerad­o do interesse público o conjunto de dados e indicadore­s de natureza transversa­l que carateriza­m e distinguem o sistema educativo criado com a autonomia político-administra­tiva.

Por essa razão, poucos dias após serem conhecidos os números dos Censos 2021 – a maior redução de nascimento­s foi registada na Região Autónoma da Madeira (-41,1%), que passou de 3.160 para 1.860 nos últimos 10 anos – apresentam­os hoje dados de natureza demográfic­a mais alargados que lançam sérias interrogaç­ões sobre o futuro de curto e médio prazos da Educação na Região. A cada ano, o Anuário da Educação que o JM pretende dinamizar com novos formatos e novas abordagens trará esta realidade à tona, contribuin­do dessa forma para o tal ‘retrato’ cada vez mais fidedigno e atento à nossa realidade.

A continuada quebra do número de nascimento­s vem tendo um efeito muito significat­ivo na composição das populações discentes. A estimativa do número total de alunos para a Região ronda um valor entre 40 e 41 mil em idade de frequência das valências entre a creche e o ensino secundário.

É previsível que o número de indivíduos até aos 18 anos continue a decrescer ao ritmo de mil por ano. Esse cenário aponta para que no final da presente década o total de alunos nas valências referidas

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal