Jornal Madeira

Prioridade de Idalino foi pagar dívidas

Presidente enumera o que fez e recorda o que fica para quem vier. E afirma: “Sei que pagar dívidas não dá proteção política, mas a minha consciênci­a está limpa e tranquila”.

- Por Miguel Silva msilva@jm-madeira.pt

O discurso que Idalino Vasconcelo­s levou, ontem, à sua última Assembleia Municipal do Porto Santo é em tudo semelhante ao que disse ao JM no início de julho a propósito das Jornadas Madeira, que o Jornal levou à ilha dourada a 8 de julho.

Tal como fez então, o autarca social-democrata recordou o que de essencial foi feito ao longo desta experiênci­a de quatro anos.

Recordou as dificuldad­es que encontrou, nomeadamen­te a dívida “superior a 5 milhões de euros”. E assume, mais uma vez, que a estabilida­de financeira foi a sua prioridade ao longo do mandato. Mesmo assim, conclui: “Sei que pagar dívidas não dá proteção política, mas a minha consciênci­a está limpa e tranquila”.

O presidente da Câmara do Porto Santo recorda que apesar das dificuldad­es foi possível fazer “a maior operação de investimen­to da história do município, com a compra do edifício de serviços públicos, por 1,5 milhões de euros”.

Além da dívida paga, lembra a repaviment­ação de estradas, a diminuição nos prazos de pagamento a credores, o lançamento de medidas de apoio ao comércio e aos cidadãos carenciado­s, o apoio a instituiçõ­es como os bombeiros e o investimen­to na educação.

Idalino recorda o forte investimen­to em políticas sociais no ambiente, na requalific­ação.

Explicado o que foi feito, tal como nas Jornadas Madeira, Idalino Vasconcelo­s enumera agora o que falta fazer. E adverte que quem o suceder pode contar com “uma Câmara totalmente arrumada e pronta a governar”.

Em jeito de caderno de encargos, Idalino recorda a quem vier que tem caminho aberto para continuar alguns dossiês já iniciados, como a revisão do PDM, a criação de um espaço para venda de produtos locais, a recuperaçã­o da Fonte da Areia, a requalific­ação do centro da cidade, do parque de campismo e de duas áreas junto à praia, a nova sinalética e ainda a estrada da Camacha ao Pico Castelo.

Recorde-se que a reunião da Assembleia Municipal do Porto Santo, que decorreu na manhã de ontem, foi a última do atual mandato.

 ??  ?? Idalino Vasconcelo­s fez ontem o balanço do seu mandato à frente da Câmara do Porto Santo.
Idalino Vasconcelo­s fez ontem o balanço do seu mandato à frente da Câmara do Porto Santo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal