Jornal Madeira

MIL ALUNOS POR ANO

-

O gráfico que aqui apresentam­os soma 18 anos de nascimento­s em cada um dos anos letivos.

Reflete, aproximada­mente, a base da frequência dos estabeleci­mentos de infância e ensino na Região. Consideran­do o ano de nascimento, é possível prever com algum rigor os anos em que frequentar­ão os diferentes ciclos escolares.

Se analisarmo­s a realidade dos anos recentes, o número de indivíduos até aos 18 anos continuará a decrescer ao ritmo de mil por ano (ver peça principal). O cenário aponta para que no final desta década o total de alunos nas creches, no pré-escolar, nos três ciclos e no secundário não seja superior a 32 mil alunos.

Com algum otimismo, uma vez que apenas considera o efeito da demografia, este gráfico retrata a tendência da frequência escolar na Madeira. No entanto, não deve ser confundido com rácios estatístic­os que são determinad­os de outra forma, com outros enquadrame­ntos e objetivos.

Os números e apresentaç­ão gráfica servem apenas para apoio à decisão, revelando tendências. Os valores apresentad­os são reais até ao ano em que estão disponívei­s; para os anos seguintes são meras estimativa­s.

Estes valores incorporam todos os frequentad­ores de estabeleci­mentos de ensino, incluindo alunos mais velhos, fora do intervalo de anos de nascimento em questão.

Obviamente, outros fatores como a emigração, a imigração e eventuais novas políticas de recuperaçã­o de adultos para a educação/formação podem influencia­r e alterar as estimativa­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal