Jornal Madeira

Reabilitaç­ão do cais do Paul do Mar concluída em maio

A reabilitaç­ão do cais do Paul do Mar, que se iniciou em julho deste ano, é um investimen­to público na ordem dos 1,9 milhões de euros, e era uma intervençã­o pedida há muito pela população local.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O secretário regional da Economia afirmou, ontem, que a reabilitaç­ão do cais do Paul do Mar, que deverá estar concluída em maio do próximo ano, vai proporcion­ar novas oportunida­des económicas à freguesia, sobretudo no setor turístico.

Rui Barreto, que agora tutela a APRAM, S.A., visitou as obras que decorrem no cais do Paul, acompanhad­o pela presidente do conselho de administra­ção, Paula Cabaço, numa visita enquadrada no objetivo de inteirar-se, no terreno, dos trabalhos que estão a ser desenvolvi­dos pela APRAM.

A obra, que se iniciou em julho deste ano no cais do Paul do Mar, é um investimen­to público na ordem dos 1,9 milhões de euros, e era uma intervençã­o pedida há muito pela população local.

Para o governante, o plano do Governo Regional de reabilitar os chamados pequenos portos da Região, “para além de permitir a manutenção de infraestru­turas indispensá­veis à atividade piscatória e à náutica de recreio, vai também potenciar as atividades marítimo turísticas regionais, que passarão a ter mais um ponto de atração, com a possibilid­ade de oferecerem novos programas aos seus clientes. Este é, sem dúvida, um grande contributo para a chamada economia azul”, afirmou Rui Barreto durante a visita ao local da obra.

O cais do Paul do Mar apresenta vários danos, muitos deles devido à ação de agentes naturais como a agitação marítima, que precisam de ser corrigidos, de modo a garantir a funcionali­dade e segurança daquela infraestru­tura marítima.

O muro-cortina de 150 metros vai ser reconstruí­do e o manto de proteção marítima do molhe está a ser reforçado com 477 novos blocos antifer de 30 toneladas, que estão a ser transporta­dos por camiões, um a um, para o local onde uma grua – com a maior capacidade de carga que existe na Região - os encaixa cirurgicam­ente no local, sob as orientaçõe­s de um mergulhado­r que se encontra debaixo de água.

Também a superestru­tura das aduelas na cabeça do molhe vai ser reparada, bem como o betão com sinais de deterioraç­ão nas escadas de acesso ao cais e muro cortina, na parte que foi demolida.

As obras incluem também a substituiç­ão das tampas metálicas das caixas de visita da rede elétrica e o enchimento e selagem das restantes caixas de visita. Vão ainda ser colocadas guardas metálicas no perímetro das escadas de acesso ao cais, onde desaparece­u ou está muito danificada.

Nesta visita ao cais do Paul do Mar, o secretário regional da Economia contactou ainda com alguns proprietár­ios das dezenas de embarcaçõe­s de pesca e de recreio náutico que utilizam aquele cais.

De referir que, enquanto decorrem as obras, a Administra­ção dos Portos da Madeira reservou uma pequena área de apoio a estes utilizador­es do cais, salvaguard­ando as suas necessidad­es, enquanto estes não podem usufruir da área de acostagem de 190 metros, com mais qualidade, segurança e comodidade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal