Jornal Madeira

Governo tem de convencer dez mil para a vacinação

Para atingir os 85% da população com vacinação completa, o Governo tem de sensibiliz­ar cerca de dez mil pessoas até outubro, nova meta estipulada.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O Governo Regional tem de convencer cerca de 10 mil pessoas a tomarem a vacina contra a covid-19. Isto por forma a que a meta dos 85% de população inoculada possa ser atingida. A Madeira tinha, ontem, ao fim da manhã, 77,5% da população com vacinação completa, o que correspond­e a 194.551. Por outro lado, 81,1% por cento tinha a vacinação iniciada. O que significa que, se aqueles que receberam a primeira dose comparecer­em para a toma da segunda dose, falta convencer 3,9% por cento (9.789 pessoas), que está em condições de ser vacinada e que não está a se dirigir aos centros de vacinação pelas mais variadas razões. Mas estes números poderão até chegar aos onze mil se tivermos em conta, como noticiou o JM em manchete no dia de ontem, que mais de 1.600 faltaram à segunda dose da vacina. Ou seja, destes quase dez mil que estão por convencer, há ainda aqueles que poderão ir à primeira dose mas, pelas mesmas razões que as primeiras 1.600 desistênci­as, se ficarem por ali, não atingem a vacinação completa.

Os apelos têm sido constantes, tanto ao nível nacional, sobretudo por parte do coordenado­r da task-force, Henrique Gouveia e Melo, e pela Direção-geral de Saúde, como também ao nível regional, pelo presidente do Governo, pelo secretário regional e pelas autoridade­s de saúde. Ainda este fim de semana, há uma campanha no Madeira Tecnopolo, aberta a todas as pessoas com idade igual ou superior aos 12 anos.

Contudo, se ao nível do território nacional essa percentage­m já foi alcançada, a Região tem oferecido mais resistênci­a, estando a caminhar, nos últimos dias, a passo de caracol, no que à vacinação diz respeito. Se, no pico da vacinação, houve dias que registaram a inoculação de 3 mil doses, nas últimas semanas estas não têm passado das 300.

A manter-se este ritmo e caso o Executivo madeirense consiga, de facto, convencer os dez mil necessário­s para atingir os 85%, são precisos 33 dias para pelo menos uma dose da vacina. O que dá mais de um mês. Obviamente que os trabalhos podem ser acelerados e que isso dependerá muito da procura por parte da população geral, que, em todo o País, tem sido, a par dos Açores e do Algarve, aquela que parece estar a oferecer maior resistênci­a. Miguel Albuquerqu­e já disse que não se pode obrigar ninguém mas quer atingir este objetivo até

POR

POR ao fim de outubro.

Inicialmen­te, a meta era setembro mas o Executivo não esperava encontrar tantos obstáculos. Recorde-se que a Região foi a primeira no País a avançar com a vacinação de crianças e adolescent­es com idades compreendi­das entre os 12 e os 17 anos, estando, por isso, a faltar as crianças até aos 12 anos e os restantes que estão a fazer um verdadeiro braço de ferro para que a Região consiga atingir os objetivos propostos. Entretanto, se Miguel Albuquerqu­e não quer obrigar ninguém a levar a vacina contra esta pandemia, há países que estão a seguir outros caminhos. A França, por exemplo, tornou, na última quarta-feira, a vacinação obrigatóri­a para os profission­ais de saúde.

4 cento da população que o Governo precisa convencer receber a vacina. 85 cento: a meta que se pretende atingir o mais rápido possível, tal como já acontece no território nacional.

 ??  ?? Este fim de semana, o Tecnopolo acolhe, para vacinação, todas as pessoas com idade igual ou superior a 12 anos.
Este fim de semana, o Tecnopolo acolhe, para vacinação, todas as pessoas com idade igual ou superior a 12 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal