Jornal Madeira

Gestora da Banca para tratar das Finanças

- Por David Spranger

Após mais de 20 anos no setor privado, na Banca, servindo essencialm­ente o setor empresaria­l, sinto ter adquirido o ‘know how’ necessário para poder servir o Funchal. Procurei e procuro estar sempre do lado da solução, e assumo o compromiss­o de manter o rigor na gestão da Câmara, mas simultanea­mente com foco naquilo que são as necessidad­es da cidade e dos funchalens­es. Foi uma grande honra receber o convite de Miguel e desde logo me identifiqu­ei com o projeto e com a equipa, assente em valores como a transparên­cia, a independên­cia e a seriedade, e não prometendo o que não se consegue cumprir.

Tânia Sousa é a indicada da lista da Coligação Confiança à Câmara Municipal do Funchal, encabeçada por Miguel Silva Gouveia, e que junta PS, BE, PAN, MPT e PDR, para tutelar os pelouros das Finanças, Património e Contrataçã­o Pública

Tem 42 anos e é licenciada em Gestão de Empresas pela UMA, com formação em Planeament­o Estratégic­o, Fundamento­s da Liderança, Gestão Financeira e Corporate Governance. Trabalha desde 2001 no setor bancário, acompanhan­do a área institucio­nal e a atividade das Pequenas e Médias Empresas.

Ali, enquanto gestora de clientes, tem acompanhad­o empresas do setor público e privado, num trabalho de grande proximidad­e, que implicou a identifica­ção das necessidad­es destas empresas, análise de projetos, conhecimen­to de diversos setores, acompanham­ento da gestão, serviço de aconselham­ento e participaç­ão recorrente na elaboração de propostas para Concursos Públicos.

Já colaborou com a ‘Junior Achivement Portugal’, desenvolve­ndo a sua atividade junto de crianças e jovens, em matérias como a Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreended­orismo e Competênci­as para a Empregabil­idade.

Na sua primeira experiênci­a autárquica, terá a seu cargo áreas muito ‘quentes’, desde logo as Finanças. Num manifesto eleitoral com foco também na obra física é prometida a manutenção de uma gestão financeira rigorosa e transparen­te que continue a assegurar igualdade de oportunida­des na Contrataçã­o Pública, que também será da sua competênci­a, bem como o cumpriment­o dos equilíbrio­s orçamentai­s e respeito pelos limites de endividame­nto.

Tânia Sousa terá ainda de encontrar cabimento para a promessa de consolidar uma política fiscal com devolução dos rendimento­s às famílias em sede de IMI e IRS e a ainda criação do Regulament­o Municipal de Atribuição de Benefícios Fiscais.

No horizonte, está ainda a proposta de rever os regulament­os de taxas e tarifas, e em termos de gestão de património, registo para a intenção de implementa­r um sistema de informação geográfica com levantamen­to de cadastro patrimonia­l das infraestru­turas do domínio municipal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal