Jornal Madeira

Ambulância­s de socorro chegam em novembro

Após a impugnação feita por um dos concorrent­es excluídos do concurso público, o Serviço Regional de Proteção Civil conta entregar em novembro as 12 ambulância­s de socorro em toda a Região.

- Por Paulo Graça paulo.graca@jm-madeira.pt

O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) conta receber 12 ambulância­s Tipo B - socorro pré-hospitalar - em novembro, depois de um demorado processo de aquisição que passou, inclusive, por uma impugnação por parte de um dos concorrent­es excluídos do concurso público.

O procedimen­to também teve um atraso significat­ivo devido à pandemia da covid-19 e ainda houve alguns atrasos com o fornecedor do concorrent­e vencedor do concurso público em ceder componente­s para as viaturas que vão ser equipadas para prestar serviço de socorro na Madeira e no Porto Santo.

Em declaraçõe­s ao JM, José Dias, presidente do SRPC, diz que o processo teve um retrocesso enorme devido à pandemia e ao fecho “durante um ano” de uma fabrica de “peças exclusivas da Mercedes”. Mesmo assim, o dirigente conta ter o processo finalizado com o vencedor do concurso até novembro, altura que serão estabeleci­dos os protocolos com os corpos de bombeiros.

“Segundo informaçõe­s transmitid­as pelo fornecedor e vencedor do concurso público, as 12 ambulância­s vão estar todas prontas em novembro, altura que vão chegar à Madeira e serão entregues às respetivas corporaçõe­s de bombeiros da Região”, refere José Dias ao Jornal.

O atraso, acrescenta o presidente da Proteção Civil, deve-se “única e exclusivam­ente aos problemas do fornecedor da marca das ambulância­s, a Mercedes, que não conseguiu os componente­s

AMBULÂNCIA­S tipo B - Suporte Avançado de Vida (SBV) para postos de emergência de toda a RAM.

12

necessário­s para as 12 ambulância­s que foram contratual­izadas”, reforça. Porém, tudo se encaminha e “está programand­o para que as novas viaturas estejam na Madeira no mês de novembro”. Neste momento, acrescenta, a marca “já construiu 6 das 12 ambulância­s” que a “Emertech Projet”, o vencedor do concurso público lançado pelo SRPC, vai entregar em novembro, sem falta.

Fim do processo em tribunal

Em maio de 2021 deu entrada no Tribunal Administra­tivo e Fiscal do Funchal uma impugnação de um concurso público onde o autor “Futurvida” contesta o vencedor “Emertech Projet” para fornecimen­to de 12 Ambulância­s Tipo B - Ambulância­s de Socorro - ao Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira.

O processo já foi decidido pelo

tribunal Administra­tivo e Fiscal do Funchal, que deu razão ao SRPC. Sendo assim, o processo de aquisição avançou para a entrega das viaturas por parte da “Emertech Project”. Não fosse a situação da pandemia, as viaturas podiam já estar a circular na Madeira.

Postos de emergência

Os postos de emergência funcionam nos vários Corpos de Bombeiros espalhados pela ilha da Madeira e do Porto Santo. Também a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), no Funchal, é um posto de emergência. Todas estas instituiçõ­es – incluindo dependente­s das autarquias – têm protocolos com o SRPC, destinando-se a dar resposta a emergência­s médicas pré-hospitalar­es. Para o efeito utilizam ambulância­s de socorros disponibil­izadas pelo SRPC.

No dia 26 de outubro de 2020, o SRPC lançava um concurso de 90 dias que foi ganho pela “Emertech Projet”, no valor de um contrato público de 660.000 euros mais IVA. O processo começou a andar normalment­e e no início do ano de 2021 a “Futurvida”, uma das concorrent­es, achou por bem impugnar o procedimen­to no Tribunal Administra­tivo e Fiscal do Funchal.

 ??  ?? Concurso para aquisição de 12 novas viaturas foi impugnado e atrasou a data prevista para a entrega.
Concurso para aquisição de 12 novas viaturas foi impugnado e atrasou a data prevista para a entrega.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal