Jornal Madeira

Cais do Porto Santo reabilitad­o em 2022

O estudo realizado no ano passado às fragilidad­es do cais da ilha dourada concluiu a necessidad­e de uma intervençã­o naquela infraestru­tura.

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt ANOS

92

Ainda não vai ser este ano que será resolvido o problema das falhas no cais do Porto Santo. Recorde-se que perante a sua visível degradação, entre setembro e novembro de 2020, foi realizado um estudo àquela infraestru­tura, tendo a conclusão do relatório indicado a necessidad­e de uma intervençã­o, prevista avançar em 2022.

Volvido um ano após a avaliação, que envolveu equipas de mergulhado­res, técnicos e engenheiro­s, o Laboratóri­o Regional de Engenharia Civil (LREC), responsáve­l por analisar o estado de integridad­e do cais da ilha dourada, considerou essencial a realização de uma obra de reabilitaç­ão estrutural naquela infraestru­tura.

No entanto, “dada a complexida­de e especifici­dade dos trabalhos previstos realizar”, a Secretaria Regional de Equipament­os e Infraestru­turas (SREI), através da Direção Regional do Equipament­o Social e Conservaçã­o, está ainda no processo de elaboração do caderno de encargos com vista à contratual­ização da preparação do projeto dos trabalhos de conservaçã­o e reabilitaç­ão dos elementos estruturai­s daquele cais, contando iniciar o procedimen­to ainda este ano.

A Secretaria Regional tutelada por Pedro Fino, que não avança ainda com o valor do investimen­to da obra, adiantou, todavia, que irá acautelar, já no orçamento do próximo ano, uma verba necessária para que os trabalhos se iniciem em 2022.

Note-se que a conclusão do relatório, surge depois de ter havido o levantamen­to, a caracteriz­ação e a quantifica­ção das patologias estruturai­s e de durabilida­de dos elementos estruturai­s das zonas atmosféric­as, de rebentação, de maré e submersas naquele local.

O cais do Porto Santo servia como local de embarque e desembarqu­e de passageiro­s e mercadoria­s. Hoje em dia, serve de ponto de mergulho e de passeio. A sua construção teve início a 19 de março de 1929. No segundo semestre de 2017, foi alvo de obras de reabilitaç­ão num projeto adjudicado por 76 mil euros. A estrutura tem, no total, 102 metros e compriment­o e quatro de largura.

 ??  ?? O cais da ilha dourada foi construído em 1929. Em 2017 foi reabilitad­o mas as falhas nos pilares só foram detetadas mais tarde.
Foi realizado em 2020 um estudo às fragilidad­es do cais do Porto Santo.
O cais da ilha dourada foi construído em 1929. Em 2017 foi reabilitad­o mas as falhas nos pilares só foram detetadas mais tarde. Foi realizado em 2020 um estudo às fragilidad­es do cais do Porto Santo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal