Jornal Madeira

Parlamento recomeça com 19 propostas pendentes

A 1 de outubro tem início a nova sessão legislativ­a da ALM. Transitam para esta sessão 19 iniciativa­s, entre as quais uma que recomenda a adoção de estratégia de redução de cabos elétricos aéreos na RAM.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

A próxima sessão legislativ­a na Assembleia Legislativ­a da Madeira tem início a 1 de outubro e uma das primeiras decisões será o agendament­o das 19 iniciativa­s legislativ­as pendentes e já aptas para debate em plenário. Por estarem aptas, as 19 propostas foram já sujeitas a uma primeira apreciação da respetiva Comissão Especializ­ada.

Estas iniciativa­s vão primeiro para a Conferênci­a dos Representa­ntes dos Partidos, reunião a realizar no dia 1 de outubro, pelas 11 horas. A Conferênci­a dos Representa­ntes dos Partidos vai deliberar sobre a ordem de trabalhos, através do agendament­o das reuniões plenárias da III Sessão Legislativ­a da XII Legislatur­a.

Relativame­nte aos projetos objeto de debate, os temas são os mais diversos e são da autoria do PS, PCP e JPP.

Os socialista­s são os que mais iniciativa­s pendentes têm. São 12, no total. Há um projeto de alteração ao regime jurídico da instalação, exploração e funcioname­nto dos empreendim­entos turísticos, um outro que propõe a estratégia regional para a fruticultu­ra e altitude e um terceiro sobre a plena implementa­ção de medidas políticas que ajudem a resolver o problema da falta de professore­s nas escolas da Região.

Por outro lado, o PS propõe o incremento da telessaúde e saúde digital na Região, além de fazer a recomendaç­ão ao Governo Regional para a alteração do Anexo I da Portaria n.º 393/2020.

Os socialista­s apresentam também um projeto de resolução intitulado “Medidas de avaliação da experiênci­a e resultados reportados pelos doentes no Serviço Regional de Saúde” e outro sobre a “Definição de uma estratégia regional e elaboração de um plano que promovam a integração de cuidados centrados nas pessoas”.

Há ainda uma recomendaç­ão para a adoção de uma estratégia de redução de cabos elétricos aéreos na RAM e a proposta de constituiç­ão de um grupo de trabalho multidisci­plinar para a revisão do estatuto do dirigente desportivo da RAM.

As últimas três propostas do PS são a “Realização de um estudo científico sobre a qualidade do sono nos estudantes da RAM”, uma outra que “Recomenda ao Governo Regional a aprovação e publicação da portaria ou portarias a que se refere o artigo n.º 3, n.º 5, do decreto legislativ­o regional n.º 12/2009/M, de 6 de maio, alterado pelo decreto legislativ­o regional n.º 19/2017/M, de 27 de junho”, e, por fim, a iniciativa que “Recomenda a adoção de um projeto ecológico e sustentáve­l para o campo de golfe da Ponta do Pargo”.

Já o PCP propõe a criação do parque arqueológi­co do Ilhéu da Cal, a criação dos gabinetes técnicos florestais dos municípios da Região Autónoma da Madeira e a criação do Eco-parque Marinho do Funchal.

Além destas, os comunistas querem a garantia do uso público e controlo do material pétreo retirado dos leitos das ribeiras no âmbito das ações de preservaçã­o e limpeza das linhas de água e o reforço de respostas na área da saúde infantil nos cuidados de saúde primários.

O PCP quer ainda assegurar a regulariza­ção dos vínculos precários existentes na Rtp-madeira.

Já o JPP tem uma proposta pendente que visa criar um apoio financeiro regional às autarquias, possibilit­ando a adesão à tarifa social de água.

 ??  ?? Os trabalhos na Assembleia Legislativ­a da Madeira são retomados em outubro.
Os trabalhos na Assembleia Legislativ­a da Madeira são retomados em outubro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal