Jornal Madeira

Marcelo condecora o centenário Sport Clube Português de Newark

-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou este sábado o Sport Club Português, em Newark, Nova Jérsia, que neste ano comemora o seu centenário, e enalteceu o "espírito associativ­o" da emigração portuguesa.

O chefe de Estado visitou o Sport Club Português – onde já tinha estado, em 1987, quando não exercia funções políticas – logo após chegar aos Estados Unidos da América, onde ficará até quarta-feira, para participar na 76.ª sessão da Assembleia Geral da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU).

Na sala principal do clube, perante algumas dezenas de pessoas sentadas com distanciam­ento devido à pandemia de covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que iria atribuir a esta instituiçã­o, fundada em 17 de dezembro de 1921, a Ordem do Mérito, "pelo que têm feito com a escola, com as crianças, com os mais novos, porque estão a preparar o seu futuro".

Nesta cerimónia, em que soaram os hinos nacionais de Portugal e dos Estados Unidos da América, esteve presente o mayor de Newark, Ras Baraka, que em português agradeceu a presença do Presidente da República, dizendo-lhe "muito obrigado", e realçou os "grandes laços" que ligam esta cidade a Portugal, observando: "Não fosse a covid-19, este lugar estaria cheio".

O cônsul geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, referiu que este "é o clube mais antigo de toda esta área desde a Florida até ao Connecticu­t, é o primeiro a celebrar cem anos".

O presidente do Sport Club Português, Jack Costa, assinalou o ensino do português aos jovens lusodescen­dentes na Escola Luís de Camões. "Temos de ensinar, manter Portugal vivo, porque aqui é Portugal, aqui sempre vai ser Portugal", exclamou.

Depois de percorrer o museu do clube, o chefe de Estado assinou o livro de honra e recebeu uma edição comemorati­va de 2009 em que aparece numa fotografia que regista a sua visita em 1987, "no bar, a jogar às cartas, a ver se havia batota na sueca", como descreveu Jack Costa.

Em declaraçõe­s aos jornalista­s, no final da visita, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que "sem clubes como estes as comunidade­s não teriam a força que têm" e enalteceu o "espírito associativ­o" dos emigrantes portuguese­s, contestand­o a ideia de que "os portuguese­s são individual­istas".

"É mentira, e então fora do território físico português têm de se juntar, para defender a língua, a cultura, a comunidade, para que a comunidade tenha peso", afirmou, consideran­do que mesmo "os mais novos sentem isso também".

À saída, o Presidente da República furou o programa e em vez de seguir caminho para Nova Iorque fez um percurso a pé para ir conhecer a Escola Luís de Camões do Sport Club Português, onde se ensina português e história de Portugal a crianças do pré-escolar ao 9.º ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal