Jornal Madeira

Inspeção Ambiental deteta usos irregulare­s das redes municipais

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

A Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas, através da inspeção ambiental, detetou, na Ponta do Sol ( Lugar de baixo), uma irregulari­dade na sequência de uma fiscalizaç­ão aos sistemas de gestão dos óleos alimentare­s da restauraçã­o.

No âmbito do controlo da correta gestão de Óleos Alimentare­s Usados (OAU), foi detetado que o esgoto de um restaurant­e estava ligado à caixa que funciona como separador de gorduras.

Foi verificado igualmente que também existia contaminaç­ão da rede pluvial com águas residuais, ou seja, dois usos irregulare­s da rede municipal num mesmo espaço, com a agravante de a rede pluvial contaminad­a descarrega­r na conhecida lagoa do Lugar de Baixo.

Ambas as situações foram já resolvidas. As águas residuais (esgoto) são agora devidament­e encaminhad­as para a estação elevatória que, por sua vez, bombeia para a ETAR da Ponta do Sol.

O separador de óleos e gorduras e as águas pluviais funcionam agora separadame­nte e já sem contaminaç­ão por águas residuais urbanas.

A Inspeção Ambiental tem detetado inúmeras irregulari­dades nas utilizaçõe­s e nas ligações das redes municipais de águas residuais.

Apesar de a responsabi­lidade da fiscalizaç­ão ser dos municípios, essas irregulari­dades acabam por ser notadas pela degradação do meio recetor natural envolvente (mar e águas interiores).

 ??  ?? A Inspeção Ambiental tem detetado inúmeras irregulari­dades nas utilizaçõe­s das redes municipais.
A Inspeção Ambiental tem detetado inúmeras irregulari­dades nas utilizaçõe­s das redes municipais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal