Jornal Madeira

PS diferencia autarcas arguidos no mesmo processo

-

Guido Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, e Marco Freitas, seu número dois no órgão de poder local, estão nas malhas da lei. São, concretame­nte, arguidos num caso relacionad­o com a área económico-financeira que envolve várias empresas fornecedor­as da Junta de Freguesia da Santa Maria Maior.

O caso foi ontem noticiado pelo Jornal. Sabe-se agora que o processo teve início em 2017, quando a Polícia Judiciária (PJ) esteve na Junta de Freguesia liderada pelo PS a efetuar buscas, voltando a autoridade ao mesmo local no dia 23 de junho de 2021. Já em julho, mais concretame­nte no dia 14, o presidente da Junta socialista e o seu número dois foram constituíd­os arguidos, conforme revelou fonte da Polícia Judiciária ao JM.

O próprio Marco Freitas, tesoureiro e n.º 2 da lista da coligação Confiança, que venceu as eleições em 2017, quando contactado pelo Jornal, admitiu que o processo administra­tivo teve início em 2017, com uma queixa apresentad­a por Cláudia Vieira, uma ex-vogal executiva da Junta de Freguesia. Esta terá denunciado “alegadas irregulari­dades pelos agora arguidos, num processo que se arrasta desde esse ano e trouxe, neste ano de eleições, mais buscas ao órgão de poder local. A denúncia de Cláudia Vieira terá levado a que o presidente do Partido Socialista, Paulo Cafôfo, tenha afastado Marco Freitas, por este ser arguido no processo investigad­o pela Polícia Judiciária. No entanto, Guido Gomes, que se encontra no mesmo processo que Marco Freitas, mantém confiança política de Paulo Cafôfo e é candidato à junta nas autárquica­s do próximo domingo.

Já Marco Freitas, que até foi apresentad­o publicamen­te por Miguel Silva Gouveia para integrar a lista de Guido Gomes no dia 6 de julho, como tesoureiro e número dois a novo mandato da coligação Confiança, foi posteriorm­ente informado por Cafôfo de que iria ser retirado da lista devido à circunstân­cia de ser arguido. Ou seja, deixou de incluir a lista das eleições do próximo domingo, dia 26 de setembro, ao invés do também do arguido Guido Gomes.

P. G.

 ??  ?? Guido Gomes volta a ser candidato pela coligação Confiança.
Guido Gomes volta a ser candidato pela coligação Confiança.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal