Jornal Madeira

Madeira deve duplicar investimen­to estrangeir­o

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

Brexit, covid-19 e as novas regras aplicáveis ao investimen­to feito ao abrigo dos chamados vistos gold. Estes são os três argumentos que estão a levar a que cada vez mais pessoas procurem a Madeira para viver, investir e trabalhar. A Região espera duplicar, no próximo ano, o investimen­to estrangeir­o.

Em junho, a presidente da Mesa do Centro Internacio­nal de Negócios (CINM) da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), Tânia Castro, dava conta de 30 milhões de euros de investimen­to feito, com origem na Madeira, ao abrigo dos vistos gold. Desde então, a procura aumentou exponencia­lmente.

Tânia Castro não tem dúvidas que, face ao ritmo da procura, a Região deve duplicar o investimen­to estrangeir­o no próximo ano, altura em que Lisboa, Porto e Algarve deixam de estar no programa de Golden Visa.

África do Sul, Índia, Rússia, Grã Bretanha e Brasil. Estes eram os países com maior procura pelos vistos gold, em junho.

O investimen­to estava mais direcionad­o para a transferên­cia de fundos para ficar em bancos portuguese­s, aquisições imobiliári­as e aquisições em empresas.

Os EUA juntam-se agora a esta lista, com os britânicos, em consequênc­ia do Brexit, a representa­rem boa parte da procura.

Tâ n i a C a s t ro ex p l i - ca que os principais atrativos para o investimen­to na Madeira são os vistos gold, mas também a covid-19 e o facto de os britânicos só poderem residir na Europa, a partir do próximo ano, via investimen­to através dos vistos gold. A boa rede de comunicaçõ­es, o clima, a segurança, a qualidade de vida e as ligações aéreas para as principais capitais europeias são outros dos atrativos da Região.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal