Jornal Madeira

Campanha para quebrar o silêncio sobre cancros

-

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importânci­a do diagnóstic­o precoce está nas ruas até final deste mês, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e ir ao médico com regularida­de.

“A população está mais sensibiliz­ada para tumores sólidos. É preciso chamar a atenção e informar sobre os cancros no sangue para que as pessoas estejam atentas. É que um diagnóstic­o atempado faz toda a diferença”, disse à Lusa José Carda, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologi­a (SPH).

A campanha conjunta da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) e da SPH espalhou pelo País cartazes com a palavra 'Silencioso' escrita na cor do sangue e a apelar para a informação da população: ‘Os cancros do Sangue são doenças que, normalment­e, evoluem sem avisar. Informe-se’.

A campanha convida nos últimos dias de setembro (o mês dos cancros do sangue) os municípios do País a iluminarem os seus monumentos mais emblemátic­os de vermelho, juntando-se à campanha ‘#setembroru­bro’.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal