Jornal Madeira

Jacinto Lucas Pires vence Prémio John dos Passos

- Por Lúcia M.silva lucia.silva@jm-madeira.pt

Oromance ‘Oração a que faltam joelhos’, de Jacinto Lucas Pires, publicado pela Porto Editora, em 2020, é o vencedor do Prémio John dos Passos 2021.

O anúncio do vencedor desta edição foi feito ontem, no Centro Cultural John dos Passos, situado na Ponta do Sol, pelo secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

O Prémio John dos Passos, da responsabi­lidade da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, no valor de 7.500 euros, vai já na sua 5.ª edição e premeia obras publicadas no biénio anterior ao ano a que respeita.

Este ano estiveram em análise pelo júri do concurso 45 obras, que se inseriram na modalidade Prosa de Ficção – romance ou antologia de contos.

Levar mais longe a memória

Eduardo Jesus recordou ontem que este prémio foi lançado em 2007, repetindo-se em 2009 e 2011. Entre 2011 e 2019, a atribuição do mesmo foi interrompi­da, sendo que há dois anos foi retomada e atribuída à obra ‘O século dos prodígios – a ciência no Portugal de Expansão’, da autoria de Onésimo Teotónio Almeida.

A respeito deste prémio, o governante disse que o mesmo surgiu porque “importa levar mais longe a memória de John dos Passos” e também porque “importa, através da existência deste Centro [Cultural John dos Passos] e da atividade que aqui se faz, relembrá-lo, mas acima de tudo criar oportunida­des à volta do seu legado e isso significa usar essa memória a favor do conhecimen­to, incentivan­do a produção literária e a investigaç­ão histórico-literária”.

Acerca da perspetiva que o Governo Regional tem sobre a cultura, Eduardo Jesus disse que “nós não podemos ser pura e simplesmen­te um repositóri­o de acontecime­ntos ou de obras, sem que as mesmas não signifique­m um potencial para a evolução de cada um de nós”, salientand­o que “essa evolução é feita através do estudo, da investigaç­ão, da publicação, da crítica e do mérito”.

“Nós não podemos ser pura e simplesmen­te um repositóri­o de acontecime­ntos ou de obras, sem que as mesmas não signifique­m um potencial para a evolução de cada um de nós.”

AWarner Music Portugal deu ontem as boas-vindas à cantora e compositor­a porto- santense Denisa Silva, que atualmente se apresenta através do seu nome Mara.

A artista, popularmen­te conhecida pelas suas participaç­ões nos programas da RTP Operação Triunfo e The Voice Portugal, assinou um contrato discográfi­co com a Warner Music, prestigiad­a companhia portuguesa que é editora de vários artistas nacionais, entre eles Bárbara Bandeira, Blaya, Buba Espinho, Caio, Camané, Carminho, Jorge Palma, Mariza, Salvador Sobral, Rui Veloso, Virgul e também a cantora madeirense Elisa.

“Atravessei o deserto e vou finalmente começar a subir a montanha”, afirmou a cantora nas redes sociais. CG

 ??  ?? Eduardo Jesus anunciou ontem, na Ponta do Sol, o vencedor da edição de 2021 do Prémio John dos Passos.
Eduardo Jesus anunciou ontem, na Ponta do Sol, o vencedor da edição de 2021 do Prémio John dos Passos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal