Jornal Madeira

Madeira baixa a fasquia dos 100 casos ativos

Dos 94 casos ativos de covid-19 na Região, 24 são importados e 70 são de transmissã­o local. Variante Delta mantém-se nos 100% há oito semanas.

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

Após um início de mês com mais de 200 casos ativos, a Madeira baixou a fasquia e ontem o boletim epidemioló­gico avançava com 94 infeções, das quais 24 importadas e 70 de transmissã­o local.

Foram reportados nas últimas 24 horas cinco novos casos de infeção por SARS-COV-2 na RAM, quatro dos quais de transmissã­o local e um importado da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Há ainda a indicação de 16 casos recuperado­s, sendo que desde o início da pandemia a Região contabiliz­a 11.604 casos confirmado­s de covid-19; 11.435 recuperado­s e 75 óbitos associados ao novo coronavíru­s.

O relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, acerca da diversidad­e genética do SARS-COV-2, publicado esta terça-feira, indica que a frequência relativa da variante Delta na Madeira mantém-se nos 100% há oito semanas consecutiv­as. De resto, uma situação comum ao todo do País.

Relativame­nte ao isolamento dos casos ativos, o relatório diário da Direção Regional de Saúde assinala que cinco pessoas estão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, mais uma em relação ao dia anterior, todas em Unidades Polivalent­es. 29 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecen­do as restantes em alojamento próprio.

Há ainda 51 situações que se encontram em apreciação pelas autoridade­s de saúde, estando estas relacionad­as com viajantes identifica­dos no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenient­es dos vários postos de testagem da RAM.

No que concerne à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 238 pessoas estão a ser acompanhad­as pelas autoridade­s de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

Já no que respeita à vigilância de viajantes, 39.575 pessoas estão também a ser acompanhad­as pelas autoridade­s, com recurso à aplicação Madeirasaf­e.

O total de contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) ascende a 64.147 chamadas e a Linha de Apoio Psicológic­o da Direção Regional da Saúde (291 212 399) contabiliz­a 3.861 atendiment­os.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal