Jornal Madeira

Cumbre Vieja e Etna prendem as atenções do mundo

O vulcão Cumbre Vieja expele colunas de fumo que atingem várias centenas de metros de altura e entre 8.000 e 10.500 toneladas de dióxido de enxofre por dia, mas, apesar disso, o espaço aéreo não foi encerrado.

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

O vulcão entrou em erupção no domingo depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.

O Etna, o vulcão mais ativo da Europa, entrou esta terça- feira em erupção, emitindo cinzas que chegaram a localidade­s vizinhas e um fluxo de lava. Os primeiros sinais de atividade foram detetados pela 1h00 (hora de Lisboa), quando foram sentidos os primeiros tremores vulcânicos. Um comunicado emitido pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanolog­ia italiano (INGV) durante a madrugada desta terça-feira refere que os valores registados sofreram um aumento significat­ivo pela 1h40.

Os sicilianos já estão habituados ao mau temperamen­to do vulcão vizinho e ninguém ficou surpreendi­do com esta que é a segunda erupção no último mês e a 51.ª de 2021.

Talvez por isso mesmo seja o vulcão de La Palma, em Canárias, a continuar a dominar as atenções do mundo. Mesmo que não sejam pelas melhores (se é que existem) razões.

A ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Reyes Maroto, já veio a público pedir desculpa por ter defendido que a erupção do vulcão na ilha de La Palma podia tornar-se numa atração turística.

Maroto lamentou que as suas primeiras declaraçõe­s sobre o vulcão "possam ter ofendido os sentimento­s de La Palma e do povo de La Palma". "Compreendo a situação dramática que existe na ilha", disse a ministra, e salientou que "haverá tempo para falar de turismo e de como recuperar o reposicion­amento" de La Palma.

Maroto acrescento­u que "é preciso saber retificar quando se comete um erro" e deixou claro que aceita "todas as críticas", acrescenta­ndo que "agora é tempo de apoiar" a ilha e os seus habitantes.

O vulcão "é uma atração que podemos aproveitar" na oferta turística da ilha de La Palma, defendeu na segunda-feira Reyes Maroto, que deu como exemplo o "turismo vulcânico" que é explorado noutros países, como a Islândia.

Apesar da beleza que possa parecer aos olhos de muitos este fenómeno da natureza, neste momento as preocupaçõ­es estão centradas nas dezenas de casas e campos agrícolas que já foram destruídos pela lava do vulcão que continua a correr em direção ao mar.

O Cumbre Vieja, que entrou em erupção no domingo, abriu na noite desta segunda-feira uma nova boca eruptiva, próxima da cidade de Tacande, a cerca de 900 metros da principal, o que obrigou a evacuar mais habitações.

Um total de seis mil pessoas já foram retiradas das suas casas e apesar da destruição não há, para já, vítimas a lamentar.

 ??  ?? Os fluxos de lava expelidos pelo Cumbre Vieja perderam velocidade e ontem ainda não haviam chegado ao oceano.
Os fluxos de lava expelidos pelo Cumbre Vieja perderam velocidade e ontem ainda não haviam chegado ao oceano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal