Jornal Madeira

Mulheres excluídas de Governo talibã

-

Os talibãs nomearam ontem vários ministros, completand­o a formação do Governo, que não inclui qualquer ministra ou um ministério feminino, disse o seu porta-voz, Zabihullah Mujahid.

O novo regime afegão anunciou a primeira parte do seu Governo, incluindo muitos dos líderes históricos do movimento, a 7 de setembro, três semanas após terem tomado o poder.

A lista final foi ontem apresentad­a pelo porta-voz do Governo, Zabihullah Mujahid, numa conferênci­a de imprensa na capital afegã, Cabul.

A lista de ministros indica que os talibãs não foram influencia­dos pelas críticas internacio­nais e que estão a aplicar uma linha dura, apesar das promessas iniciais de inclusão e defesa dos direitos das mulheres.

Entretanto os ministros da União Europeia (UE) decidiram ontem manter uma “presença mínima” em Cabul, dependente da situação de segurança, para facilitar a mobilizaçã­o de ajuda humanitári­a, mas rejeitaram conferir “qualquer legitimida­de” ao novo governo afegão liderado pelos talibã.

Numa reunião presencial realizada em Bruxelas, os ministros dos Assuntos Europeus da União aprovaram “conclusões sobre o Afeganistã­o em que sublinham o empenho da UE na paz e estabilida­de no país e no apoio ao povo afegão”, informa o Conselho em comunicado.

Em concreto, ficou assente que “o envolvimen­to operaciona­l da UE e dos seus Estados-membros será cuidadosam­ente calibrado em função da política e ações do gabinete de gestão nomeado pelos talibã, não lhe conferirá qualquer legitimida­de e será avaliado em relação aos cinco pontos de referência”, de acordo com a nota.

 ??  ?? UE mantém “presença mínima” em Cabul mas não reconhece governo.
UE mantém “presença mínima” em Cabul mas não reconhece governo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal