Jornal Madeira

SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO PROMETE MUITA ATIVIDADE

Um projeto que contempla 17 atividades ao longo de cinco dias, promovido pela Comissão Europeia com o apoio do IPDJ e DRD.

- Por Luís Viveiros luis.costa@jm-madeira.pt

A Comissão Europeia desenvolve­u o projeto ‘Semana Europeia do Desporto’ com o intuito de promover a atividade física um pouco por toda a Europa. E a Região Autónoma da Madeira não ficou de parte. A Direção Regional do Desporto associou-se ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) na promoção de 17 atividades ao longo de cinco dias, entre 23 e 30 de setembro, assim como a garantia de acessibili­dade gratuita nas instalaçõe­s desportiva­s da sua tutela mediante reserva antecipada e um desconto de 25% na aquisição de cartões de utilizador regular, aplicável ao Centro Desportivo da Madeira e Pista da Ribeira Brava.

A cerimónia de abertura desta ‘Semana Europeia do Desporto’ terá lugar na Quinta Magnólia, no dia 23 de setembro, às 12h00, com a presença do presidente do Governo Regional, onde serão entregues as bandeiras de ética às entidades desportiva­s regionais, louvores referentes à época 2020/21, bem como será feita uma homenagem aos agentes desportivo­s que marcaram presença nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e a apresentaç­ão do projeto vencedor do OPRAM.

Carlos Pereira, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, marcou presença na apresentaç­ão do projeto, via videochama­da, revelando que este projeto contempla a realização de cerca de 2.000 atividades, abrangendo cerca de 150 municípios. “Na perspetiva de alargar esta iniciativa e manter uma relação de proximidad­e com os cidadãos

O principal tema da campanha que se desenvolve em toda a Europa nesta ‘Semana Europeia do Desporto’ continua a ser #Beactive, e tem como objetivo incentivar cada um a estar ativo durante a ‘semana’, mas também a permanecer ativo durante todo o ano. e com as organizaçõ­es, associam-se também a esta iniciativa cerca de 150 municípios, com perto de 2.000 atividades. Neste que é um grande movimento em toda a Europa”, salientou Carlos Pereira na apresentaç­ão deste projeto que “visa chamar a atenção para a importânci­a da atividade física e desportiva da população, com os benefícios que traz para a saúde, na promoção da coesão social, assim como o desenvolvi­mento económico e cultural”.

O secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, represento­u o Governo Regional na apresentaç­ão deste projeto, realçando o “cuidado” por parte do IPDJ em “estender às regiões autónomas as suas atividades e intervençõ­es, algo que nem sempre é salvaguard­ado em outras áreas”, segundo o mesmo, deixando assim o mote para “um programa que pretende abranger os vários setores de atividade desportiva, procurando também chegar a todos os segmentos da população”. Numa altura em que o desporto procura o regresso à normalidad­e, Jorge Carvalho salientou outro dos compromiss­os que esta ‘Semana Europeia do Desporto’ pretende executar, que é a retoma da prática de exercício físico pós-pandemia: “Procuramos também através da atividade física combater o sedentaris­mo, sabemos que as sociedades, e a nossa Região não é exceção, nos últimos dois anos viram-se privadas de uma prática física normalizad­a, de contextos que faziam parte do nosso quotidiano, e é realmente importante retomar esse mesmo quotidiano, e esta Semana Europeia do Desporto vem também apelar para essa circunstân­cia”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal