Jornal Madeira

Quais são as bolsas que os estudantes deslocados podem requerer?

-

Entre as bolsas de estudo que podem ser solicitada­s pelos estudantes, destacam-se as seguintes: DGES (Direção-geral do Ensino Superior), GES (Gabinete de Ensino Superior da Madeira) e, ainda, as bolsas de estudo disponibil­izadas pelas autarquias. A estas, juntam-se os apoios cedidos por algumas Juntas de Freguesia da Região.

Além das supramenci­onadas, os estudantes que sejam colocados nas faculdades com menor procura poderão solicitar a bolsa +Superior. Esta bolsa é direcionad­a exclusivam­ente aos alunos que pretendam estudar em regiões onde haja maior desertific­ação populacion­al e estudantil, e obriga a que os seus candidatos sejam economicam­ente carenciado­s. Os estudantes em mobilidade podem usufruir, em simultâneo, de todas estas bolsas, desde que cumpram os requisitos exigidos por cada uma delas. O resultado das bolsas pode demorar semanas e, até, meses a ser conhecido. Damião Ramos confidenci­ou ao JM: “A minha mãe teve de pedir um crédito de 1.000 € para eu conseguir sobreviver até receber as bolsas.” Apesar de os alunos poderem solicitar estas bolsas, o processo de aceitação poderá ser moroso, o que pode causar transtorno­s na vida dos jovens e do seu agregado familiar. De modo a garantir que os alunos não são sobrecarre­gados com despesas, até ser conhecido o resultado da bolsa da DGES, os alunos podem requerer a isenção de pagamento das propinas e da renda da residência. Assim que sejam divulgados os resultados, os alunos deverão proceder ao pagamento total dos valores em atraso.

Após a frequência no primeiro ano no ensino superior, os estudantes podem candidatar­se a bolsas de mérito disponibil­izadas pelas instituiçõ­es de ensino, que, por norma, oferecem o valor parcial ou total do montante anual de propinas.

Apesar de estas serem as únicas bolsas públicas direcionad­as aos estudantes insulares deslocados, os jovens podem, ainda, requerer bolsas de instituiçõ­es ou empresas privadas. Neste campo, está inserida, por exemplo, a bolsa de estudo da ANA Aeroportos, que no caso específico da Madeira é exclusivam­ente destinada a estudantes residentes no concelho de Santa Cruz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal