Jornal Madeira

Integração e adaptação, com ajuda extra

-

Oingresso no Ensino Superior representa uma nova etapa na vida académica de qualquer jovem. Aliados às novidades sociais e infraestru­turais surgem mais desafios, uma panóplia de dúvidas e a exigência de uma adaptação a um novo ritmo de trabalho.

É necessário ter consciênci­a de que a frequência neste nível de ensino requer maiores responsabi­lidades e mais autonomia, quando comparadas às dos Ensinos Básico e Secundário. Os universitá­rios têm de se ajustar aos ambientes das Instituiçõ­es de Ensino Superior, tanto em padrões sociais, como nos métodos de aprendizag­em e de avaliação.

Esta semana, deu-se início às matrículas para o ano lectivo 2021-2022, começando-se com os Cursos Técnicos Superiores Profission­ais. Como é habitual, a Académica da Madeira, através dos seus voluntário­s, participa activament­e em todo o processo de matrícula dos novos alunos da UMA.

Contamos, ainda, com a presença dos EMBAIXADOR­ES, que, nesta 2.ª edição do programa, dispõe de um total de 36 colaborado­res, estudantes de anos mais avançados, divididos pelas 21 Licenciatu­ras e pelos 15 CTESP da UMA. Neste programa da Académica da Madeira, tão importante na integração dos estudantes no Ensino Superior, o Embaixador é responsáve­l por um primeiro contacto entre o aluno e a Universida­de, desde o momento da matrícula.

A entrada no Ensino Superior traz várias questões cujas respostas são, muitas vezes, difíceis de encontrar, por mais simples que sejam. Quais são as bolsas de estudo existentes e como tornar-se a elas elegível; que apoios a Associação Académica disponibil­iza; onde se podem fazer impressões ou tirar fotocópias (a Académica disponibil­iza um sistema autónomo e remoto chamado o Youprint); como funciona o acesso à Internet; onde se obtém um determinad­o caderno de laboratóri­o, ou pincel, ou programa informátic­o; que transporte­s públicos afectam o Campus e o que é o passe Sub23; que tipo de formações extracurri­culares serão mais úteis realizar, em paralelo com a formação universitá­ria. Estes são exemplos de dúvidas que os nossos novos colegas até podem não saber que têm, mas que os nossos Embaixador­es já sabem como esclarecê-los.

O Embaixador é o anfitrião: apresenta as instalaçõe­s do Campus Universitá­rio, dá a conhecer a dinâmica do processo de ensino-aprendizag­em, através de dicas ou do guia do estudante, organiza pequenos eventos de forma a integrar os novos alunos e ainda partilha experiênci­as para o desenvolvi­mento de outras competênci­as que sejam benéficas para futura inserção no mercado de trabalho.

Esta semana, deu-se início às matrículas para o ano lectivo 2021-2022.

Os EMBAIXADOR­ES, durante o primeiro mês do ano lectivo, prestam ajuda na recepção, no acompanham­ento e na orientação aos novos alunos, de modo a descomplic­ar o “choque” nesta nova realidade. A apoiar o trabalho dos Embaixador­es, a Académica da Madeira disponibil­iza ainda inúmeras informaçõe­s em diferentes canais: aplicação móvel, correio electrónic­o, guia do estudante, redes sociais, presencial­mente através dos três postos de atendiment­o, e entre outras formas de comunicaçã­o.

Com um bom Embaixador por perto, tudo vai dar certo!

Alex Faria escreve à quinta-feira, de 4 em 4 semanas

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal