Jornal Madeira

Desenhar o património da cidade

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Quinta Magnólia e Museu Quinta das Cruzes acolhem o evento ‘(a)riscar o Património’.

No próximo sábado, dia 25 de setembro, decorre, entre a Quinta Magnólia e a Quinta das Cruzes, o evento ‘(a)riscar o Património’, num encontro que prevê várias horas dedicadas ao desenho de observação.

Esta é uma iniciativa à escala nacional da Direção-geral do Património Cultural, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que se realizam anualmente durante o mês de setembro.

O evento, promovido na Região pelo núcleo da Madeira da Urban Sketchers Portugal, decorre pela sua oitava edição com o tema ‘Património Inclusivo e Diversific­ado’, que é transversa­l aos encontros que decorrem em Portugal continenta­l.

Praticante­s, profission­ais, amantes ou meros curiosos da arte do desenho e do sketching são bem-vindos a participar no encontro que promove o registo gráfico dos locais escolhidos, que primam pela história e valor patrimonia­l, tanto ao nível natural e botânico como cultural e material. Cada participan­te deverá trazer consigo material para desenho de observação.

“Este ano, apesar dos constrangi­mentos e da incerteza que o têm tornado atípico, vamos fazer das fraquezas forças e aproveitar a fantástica energia criativa de todos os que nunca deixaram de desenhar”, refere a organizaçã­o do evento, que garante todos os cuidados necessário­s no âmbito do combate à pandemia, nomeadamen­te na obrigatori­edade de utilizar máscara de proteção.

O programa para o dia 25 de setembro arranca pelas 10 horas, sendo o encontro na portaria da Quinta Magnólia. Às 13h00, está prevista pausa para almoço. O evento será retomado às 14h30, já no Museu Quinta das Cruzes, estando o seu encerramen­to apontado para as 17 horas.

 ?? ?? Evento decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
Evento decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal