Jornal Madeira

ULTRA MADEIRA RECEBE ATLETAS DE 11 PAÍSES

A 5.ª edição da prova terá cerca de 50 atletas internacio­nais, de 11 países: Bélgica, Polónia, França, Ucrânia, Alemanha, Brasil, Dinamarca, Reino Unido, Marrocos, Rússia e Bielorrúss­ia.

- Por Luís Viveiros luis.costa@jm-madeira.pt

A 5.ª edição do Ultra Madeira contará com a participaç­ão de cerca de 400 atletas, 50 dos quais provenient­es de 11 países: Bélgica, Polónia, França, Ucrânia, Alemanha, Brasil, Dinamarca, Reino Unido, Marrocos, Rússia e Bielorrúss­ia.

O número de inscritos foi avançado ontem, na apresentaç­ão da competição organizada pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM), contando com o apoio logístico da Câmara Municipal de Machico.

Este evento será dividido em 4 provas. A primeira das quais, a corrida principal, que conta com 60 atletas inscritos que irão fazer a travessia integral da Região, começando no extremo da Ponta do Pargo e concluindo no Caniçal, totalizand­o 83 km. A prova secundária terá um percurso de 30 km, iniciando-se no Porto da Cruz e encerrando-se no Caniçal.

Já a prova de 17 km, que percorre a Portela e o Caniçal com um desnível positivo de 310m, irá contar com cerca de 160 atletas. A novidade este ano prende-se na prova de 20 km, que fará parte do Campeonato Regional de juvenis, e inicia-se em Machico e conclui-se no Caniçal.

Na apresentaç­ão do Ultra Madeira, que decorre nos dias 2 e 3 de outubro e que será a penúltima prova do Circuito de Trail Madeira da época 2020/21, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, o diretor regional de Desporto, David Gomes, Policarpo Gouveia, presidente da Associação de Atletismo da Madeira, o diretor de prova, Nélio Parreira, e o técnico de desporto da autarquia de Machico, Duarte Rodrigues.

Policarpo Gouveia, presidente da AARAM, aproveitou para expor algumas projeções para a próxima edição do evento, numa altura em que a pandemia não deverá ser ainda um obstáculo tão grande: “Obviamente já começámos a trabalhar para a próxima edição, essa sim, queremos e esperamos que ao nível da saúde pública haja uma melhoria nesse sentido, para que seja possível o maior nível de participan­tes do exterior. Que poderá também ter a inclusão de uma prova de 50 km na próxima edição, porque existe um desfasamen­to muito grande entre a prova de 83 km e a de 30 km”, explicou.

aproximada­mente, disputarão a competição.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal