Jornal Madeira

DESCONFINA­MENTO Alívio de restrições avança em outubro

Quando Portugal está perto de atingir 85% da população vacinada, o Conselho de Ministros dá luz verde à terceira fase de desconfina­mento no continente.

- Por Hélder Teixeira helder.teixeira@xjm-madeira.pt

Devido à evolução positiva de Portugal no controlo da covid-19, o primeiro-ministro assegurou ontem que o País está em condições para avançar para a terceira fase do desconfina­mento, passando do estado de contingênc­ia para o estado de alerta a partir de 1 de outubro.

Este passo em frente surge após a previsão da task force de vacinação que dá conta que na próxima semana o País atinja 85% da população inoculada. Ainda assim, António Costa alerta que a “pandemia ainda não acabou” e apela à responsabi­lidade individual dos portuguese­s, sobretudo porque se aproxima um período de invernia.

Com o País a entrar praticamen­te na ‘libertação’ total, entre as novas medidas de desconfina­mento [ver quadros abaixo], destacam- se a reabertura de bares e discotecas, restaurant­es sem limites de pessoas, fim de teste negativo ou certificad­os em diversas situações ou fim da obrigação de usar máscaras nos espaços exteriores das escolas.

Ainda em relação ao uso de máscara, esta continua a ser obrigatóri­a apenas em transporte­s públicos, lares, hospitais, salas de espetáculo­s, grandes superfície­s comerciais e viagens aéreas.

Refira-se que estas medidas só se aplicam a Portugal continenta­l.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal