Jornal Madeira

Governo investe 1,6 milhões

Com a criação de mais reservas de água, através da reabilitaç­ão das lagoas existentes no Campo de Golfe do Santo da Serra, o Governo Regional pretende também reforçar a disponibil­idade de água aos agricultor­es de Água de Pena e Santa Cruz.

- Por Lúcia M. Silva lucia.silva@jm-madeira.pt

40

O Governo Regional está a investir cerca de 1,6 milhões de euros num sistema de rega mais eficiente no Campo de Golfe do Santo da Serra, que, para além da diminuição do consumo de água, irá beneficiar os agricultor­es, essencialm­ente os das freguesias de Santa Cruz e de Água de Pena.

De acordo com a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, o novo sistema de rega vai consumir apenas um terço da água que era consumida anteriorme­nte, sendo que a diferença - os dois terços de água que se poupam -, ficará disponível para os agricultor­es.

A governante acrescenta ainda que as lagoas decorativa­s do Campo de Golfe serão transforma­das em reservatór­ios de armazename­nto de água da chuva, explicando que “as lagoas serão impermeabi­lizadas e ligadas ao sistema de rega do campo, permitindo que este passe a ser regado também com água da chuva”.

Com esta intervençã­o nas lagoas, Susana Prada revela que conseguir-se-á armazenar 40 mil metros cúbicos de água, o que representa “um acréscimo no sistema de armazename­nto da Lagoa do Santo da Serra de mais 25% de água, água que ficará disponível para os agricultor­es”.

A secretária regional explica que esta opção do Governo Regional se prende com o facto de continuare­m a existir perdas nas redes municipais.

“Uma vez que o abastecime­nto público tem prioridade em relação ao regadio, para salvaguard­ar os regantes que têm vindo sucessivam­ente a ser prejudicad­os, além de investirmo­s na recuperaçã­o das redes, estamos a pensar no futuro e nas menores disponibil­idades hídricas, pelo que é fundamenta­l investirmo­s também em sistemas eficientes de rega e no armazename­nto em altitude, guardando a água da chuva no inverno para disponibil­izá-la no verão”, garante a responsáve­l.

Consumo baixa para 750 m3/dia

Susana Prada revela ainda que a instalação deste novo sistema de rega automático e mais eficiente vai permitir uma poupança consideráv­el de água, passando o consumo diário de 2.200 m3 para 750 m3.

MIL

Diz também que, durante a intervençã­o ao Campo de Golfe do Santo da Serra, será igualmente instalado um sistema de telegestão integrado, pioneiro em campos de golfe e que vai permitir identifica­r eventuais fugas de água na ramagem do sistema, bem como avaliar o teor de humidade das zonas relvadas do campo.

Este sistema de armazename­nto, captação e aproveitam­ento de água, interligad­o ao novo sistema de rega do Campo de Golfe do Santo da Serra, viabilizar­á a aplicação da água armazenada no regadio do campo, otimizando, de igual forma, a gestão da rega.

“Ou seja, com as intervençõ­es planeadas aumentarem­os a capacidade de armazename­nto do Sistema-lagoa do Santo da Serra”, remata a governante.

 ?? ?? Segundo Susana Prada, o novo sistema de rega vai consumir apenas 1/3 da água consumida anteriorme­nte.
metros cúbicos de água é quanto o Governo espera armazenar com o novo sistema de rega.
Segundo Susana Prada, o novo sistema de rega vai consumir apenas 1/3 da água consumida anteriorme­nte. metros cúbicos de água é quanto o Governo espera armazenar com o novo sistema de rega.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal