Jornal Madeira

Criadores de gado recebem apoios

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

O Conselho do Governo reunido ontem, na Quinta Vigia, aprovou a celebração de contratos-programa com três cooperativ­as de criadores de gado dos concelhos da Calheta, Ponta do Sol e Ribeira Brava, no valor de 10 mil euros cada, ou seja, um total de 30 mil euros.

Este apoio, destinado à realização de atividades no corrente ano, contempla a Cooperativ­a das Serras da Freguesia dos Prazeres, a Cooperativ­a das Serras da Freguesia do Estreito da Calheta e a Cooperativ­a das Serras das Freguesias da Calheta, Arco da Calheta, Canhas, Ponta do Sol e Tabua.

No âmbito social, os governante­s aprovaram um contrato-programa, de 25 mil euros, com a Casa do Povo da Calheta, para obras de conservaçã­o da sede, ainda este ano.

A Casa do Povo do Monte também vai celebrar um contrato-programa com o Governo, no valor de 33 mil euros, para a aquisição de uma viatura que “tenha a capacidade para proceder ao transporte de formandos, formadores e colaborado­res”, e um outro, de 6.400 euros, para despesas de funcioname­nto e de atividades.

O Governo decidiu atribuir 24 mil euros à Fundação Nossa Senhora da Piedade, de modo a compartici­par os encargos com a aquisição de uma viatura, destinada a pessoas com mobilidade reduzida para o Lar de Idosos da Fundação de Nossa Senhora da Piedade, no âmbito do Orçamento Participat­ivo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM), edição de 2019.

A Associação para o Planeament­o da Família (Apf-madeira), tendo em vista a implementa­ção do Projeto ‘100 RISCOS’, vai receber cinco mil euros, através de contrato-programa.

Neste reunião, foi autorizada a atualizaçã­o do Plano Integrado e Estratégic­o dos Transporte­s da Região Autónoma da Madeira (PIETRAM) para o período 2021-2027, ficando responsáve­l por essa matéria a Secretaria Regional da Economia.

O Governo Regional lembra que está em preparação o próximo período de programaçã­o 2021-2027 e que o setor dos transporte­s constitui um objetivo estratégic­o, sendo necessário criar as condições que permitam operaciona­lizar, em tempo útil, os Fundos Europeus Estruturai­s e de Investimen­to no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027.

 ?? ?? Governo celebra contratos-programa também com o setor social.
Governo celebra contratos-programa também com o setor social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal