Jornal Madeira

Madeira não deverá sentir efeitos do vulcão

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt Coca-cola oferece bebidas ao Banco Alimentar da Madeira Sindicato dos médicos leva contestaçã­o ao tribunal

O delegado na Madeira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou as previsões sobre a eventual chegada de cinzas e dióxido de enxofre provenient­es do vulcão de Canárias, referindo que agora a Madeira não deverá ser influencia­da pela chegada dessas matérias, e que, a chegarem, “não serão percetívei­s” pelas pessoas.

“Aquilo que eu vi durante a manhã [de ontem] é que a pluma de cinzas e gases está a deslocar-se de Canárias para a Espanha Peninsular, e, a manter-se a previsão, a Madeira não será influencia­da, pelo menos, por valores que tenham algum impacto ou que sejam percetívei­s”, esclareceu Victor Prior.

No domingo, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção na ilha de La Palma, no arquipélag­o das Canárias, expelindo lava que destruiu tudo o que encontrou pela frente e obrigando milhares de pessoas a abandonare­m as suas casas.

A ilha de La Palma dista cerca de 465 quilómetro­s da ilha da Madeira, e, nas previsões iniciais, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera admitiu a possibilid­ade de na passada quarta-feira a Madeira ser atingida pelas cinzas da erupção, devido à esperada rotação do vento de Norte para Sul.

Porém, essa estimativa inicial foi rapidament­e revista e, de facto, acabou não se confirmand­o. Agora, as condições climatéric­as indicam um cenário diferente.

“Aquilo que se tem registado é que desde domingo até hoje [ontem] o vento tem sido sempre de Nordeste, o que significa que as poeiras se afastam da Madeira para Sul. Tudo o que estiver na Madeira vai para Sul com o vento”, disse.

“E o que poderá acontecer é, no fim de semana, com o vento mais fraco, registar-se algum vento de quadrante Sul, mas muito fraco e praticamen­te apenas na Madeira, porque nas Canárias deverá continuar de Leste ou de Nordeste e, portanto, não haverá transporte, pelo menos, nas camadas mais baixas”, esclareceu.

O Banco Alimentar (BA) da Madeira recebeu ontem 1.400 unidades de bebidas refrescant­es distribuíd­as pela Coca-cola Euro Pacific Partners Portugal.

Representa­ntes da empresa fizeram a entrega e participar­am na organizaçã­o de cabazes, com produtos alimentare­s secos, que, mensalment­e, são entregues às 26 instituiçõ­es parceiras. As bebidas serão incluídas nesses cabazes para pessoas comprovada­mente

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) revelou ontem, em comunicado, que o Tribunal proferiu sentença "no sentido de intimar o Conselho de Administra­ção do SESARAM a fornecer as informaçõe­s e os documentos requeridos" relativame­nte à nomeação do diretor do Serviço de Psiquiatri­a, que entende conter uma alegada irregulari­dade.

O SESARAM esclareceu, em cocarencia­das.

A cooperação entre a Coca Cola e o Banco Alimentar data de 2018 e tem sido continuada, quer na forma de doação de bebidas, como em ações de promoção das campanhas de recolha de alimentos e voluntaria­do, numa prática exemplar de Cidadania Empresaria­l, que o Banco Alimentar reconhece e fomenta junto do tecido empresaria­l como um corolário da sua ação. municado, que “repudia as acusações do Sindicato constantes do seu comunicado, por quanto foram observados os pressupost­os legais para a prática do ato, no que respeita à nomeação em causa”. O SESARAM conclui que reitera “total confiança” no diretor de Serviço de Psiquiatri­a, “pelo profission­alismo, competênci­a, dedicação” e pela forma como mui dignamente tem dirigido este serviço”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal