Jornal Madeira

Comunidade portuguesa em Goiás atendida em permanênci­a consular

-

A comunidade portuguesa em Goiás, no Brasil, foi atendida esta semana por uma permanênci­a consular que se deslocou de Brasília e que atendeu cerca de 100 pessoas, disponibil­izando serviços como emissão de passaporte­s e cartões de cidadão.

Em declaraçõe­s à agência Lusa, o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, explicou que esta deslocação de funcionári­os da Embaixada para Goiânia (capital de Goiás) ocorreu na terça e quarta-feira, de forma a "proporcion­ar aos compatriot­as apoio consular, designadam­ente em questões de registo civil e notariado, cartões de cidadão, passaporte­s, entre outros".

"Batemos o recorde da última permanênci­a consular, que tinha sido em fevereiro. Atendemos cerca de 100 pessoas. Vale salientar que os serviços consulares em Brasília estão sempre disponívei­s para o atendiment­o aos nossos compatriot­as. As permanênci­as consulares têm um valor de proximidad­e que vai para além da quantidade de atos. (...) É uma permanênci­a muito apreciada pela nossa comunidade", frisou Faro Ramos.

O diplomata viajou para Goiás na quarta-feira, último dia da permanênci­a consular, tendo aproveitad­o para se encontrar com o governador estadual, Ronaldo Caiado, com representa­ntes da comunidade portuguesa, almoçou com líderes empresaria­is e reuniu-se ainda com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

"Tive uma reunião com os membros mais proeminent­es da nossa comunidade em Goiânia, em que pude constatar que estão bem integrados, não fizeram qualquer reparo em particular, pelo contrário, salientara­m muito a ação dinâmica do nosso cônsul honorário de Portugal em Goiânia, José Pedro Santos", afirmou.

"Ficaram também particular­mente agradados com uma possibilid­ade que existe desde maio do ano passado, de planear um agendament­o por marcação em Brasília. Está a ser muito apreciado porque, antigament­e, as pessoas deslocavam-se de

Goiás a Brasília e não sabiam quando poderiam ser atendidas. Agora, há uma previsibil­idade que é muito apreciada e que facilita muito o contacto dos utentes com os serviços consulares", explicou o embaixador.

Luís Faro Ramos anunciou ainda que a secretária de Estado das Comunidade­s Portuguesa­s, Berta Nunes, visitará o Brasil no início da segunda quinzena de outubro, ocasião em que se deslocará ao Rio de Janeiro, a Brasília, Belém do Pará, Manaus e São Luís do Maranhão.

"Será uma visita muito completa e, como passará por Brasília, tenciono organizar uma receção com a comunidade portuguesa em honra da secretária de Estado", revelou à

Lusa Luís Faro Ramos.

Naquela que foi o oitavo Estado brasileiro que visitou em quase nove meses do mandato como embaixador de Portugal em Brasília, Faro Ramos fez um balanço positivo da viagem a Goiás, salientand­o que cumpriu o objetivo institucio­nal, de se apresentar às autoridade­s locais, o objetivo consular, de apoio às comunidade­s, e o económico.

"A presença de Francisco Costa, diretor da Agência para o Investimen­to e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no Brasil, nesta delegação é sinal da importânci­a que atribuímos ao aprofundam­ento das relações e trocas económicas entre Goiás e Portugal", declarou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal