Jornal Madeira

Abastecime­nto de combustíve­is no cais do Porto Moniz

-

O Governo Regional lançou concurso para a adjudicaçã­o da empreitada de ‘Construção do Reservatór­io de Combustíve­l para o Cais do Porto Moniz’, no valor de 200 mil euros.

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, esteve, esta semana, no cais do Porto Moniz, onde anunciou que foi lançado “um concurso para a adjudicaçã­o da empreitada de construção do Reservatór­io de Combustíve­l para o cais do Porto Moniz”.

Este investimen­to, conforme referiu o governante, “é estimado em cerca de duzentos mil euros, sendo fundamenta­l para o Porto Moniz, consideran­do que este cais é muito usado por embarcaçõe­s de pesca, mas também por marítimo-turísticas, que têm manifestad­o interesse em dar maior utilização ao cais e cuja presença deve ser incentivad­a”, afirmou.

De acordo com o responsáve­l pela tutela, “a construção desta infraestru­tura correspond­e a uma necessidad­e identifica­da pelos armadores e pescadores que usam o cais, uma vez que não existe nenhum posto de combustíve­l na costa norte”.

Além disso, acrescenta Rui Barreto, “a instalação desta infraestru­tura evitará que as embarcaçõe­s que circulam a norte tenham de se dirigir à Calheta ou ao Funchal para abastecer, como acontece atualmente”.

O projeto de melhoramen­to da infraestru­tura portuária, que é da responsabi­lidade da Administra­ção de Portos da Madeira - APRAM, consiste na construção de um tanque bi-compartime­ntado para armazename­nto de combustíve­is, com um depósito com capacidade para armazename­nto de 20.000 litros de gasóleo e outro de 5.000 litros de gasolina. O prazo da obra é de 60 dias.

Aproveitan­do a deslocação à costa norte, o secretário regional visitou também o cais do Seixal, onde, além de ter assinalado a instalação da nova grua hidráulica, que custou 70 mil euros, anunciou que “será lançado, no primeiro trimestre de 2022, o concurso para adjudicaçã­o da obra do projeto relativo à Reabilitaç­ão do cais do Seixal”.

Entre as necessidad­es identifica­das, Rui Barreto destacou o reperfilam­ento do manto de proteção, bem como a reparação da estrutura do cais e do respetivo muro cortina, que incluirá o preenchime­nto de locas e de juntas. As escadas de acesso ao mar e pavimentos serão, também, alvo de reabilitaç­ão e será substituíd­a a iluminação pública do cais. É intenção da APRAM lançar esta empreitada pelo valor de 1,5 milhões de euros.

 ?? ?? O Governo decidiu avançar com o posto no cais do Porto Moniz.
O Governo decidiu avançar com o posto no cais do Porto Moniz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal