Jornal Madeira

Nenhum sistema vulcânico está "fora do normal”

- IPMA

Os Açores têm 26 sistemas vulcânicos ativos, mas nenhum apresenta registos “fora do normal” e a última erupção vulcânica ocorreu há mais de 20 anos, adiantou o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcâ­nica dos

Açores (CIVISA).

“Atualmente não temos nenhum sistema vulcânico que esteja fora do normal. De quando em vez, temos alguns incremento­s da atividade sísmica. Normalment­e, esse é o indicador que tem revelado algumas alterações, momentanea­mente, em alguns sistemas”, avançou, em declaraçõe­s à Lusa, o presidente do CIVISA, Rui Marques.

De acordo com o responsáve­l, apesar da atual acalmia, o cenário a que se assiste na ilha de La Palma, nas Canárias, onde o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo, pode vir a ocorrer nos Açores, onde existem 26 sistemas vulcânicos ativos, oito dos quais submarinos, espalhados por todas oito das nove ilhas do arquipélag­o, com exceção de Santa Maria.

“Temos toda essa diversidad­e de centros eruptivos, desde o vulcanismo fissural até ao vulcanismo central muito explosivo. Só na ilha de São Miguel temos este espetro todo”, adiantou Rui Marques.

O vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, que entrou em erupção em 1957, é o que está mais presente na memória dos açorianos, pela destruição que provocou e pela vaga de emigração que gerou.

A última erupção vulcânica registada na região ocorreu, no entanto, em 1998, ao largo da ilha Terceira, junto à freguesia da Serreta. Foi uma erupção submarina e não provocou estragos.

A atividade sismovulcâ­nica nos Açores é monitoriza­da por uma equipa de cerca de cinco dezenas de investigad­ores, do CIVISA e do Instituto de Investigaç­ão em Vulcanolog­ia e Avaliação de Riscos (IVAR), com base em três redes: uma sísmica, uma geoquímica de gases e uma de GNSS (sistema de navegação por satélite).

 ?? ?? Nos Açores chega a ocorrer mais do que uma crise sísmica por ano.
Nos Açores chega a ocorrer mais do que uma crise sísmica por ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal