Jornal Madeira

“ESTAMOS NUMA FASE DE FIM DE CICLO PANDÉMICO”

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

Decorreu ontem a abertura oficial da Semana Europeia do Desporto, na Região, com atividades que irão se prolongar ao longo de sete dias, com um total de 17 atividades, numa iniciativa que se recupera após uma interrupçã­o, por razões pandémicas. De resto, Miguel Albuquerqu­e considerou mesmo que o boom desportivo regional volta a ter condições para reentrar no trilho do sucesso, relevando que “estamos de facto numa fase de fim de ciclo e vamos voltar à normalidad­e”.

O presidente do Governo Regional aproveitou a primeira ocasião em que se dirigia à comunidade desportiva, após um longo interregno de eventos desta natureza, para “agradecer aos atletas, dirigentes, treinadore­s e a todo o restante pessoal, a compreensã­o e a forma exemplar como a área desportiva atravessou este período pandémico”, dirigindo-se à plateia, onde estavam, também, muitos dos homenagead­os pelos mais recentes feitos desportivo­s.

Feitos esses que além do ponto

DISTINÇÕES NA ABERTURA DA SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO, ONTEM NA QUINTA MAGNÓLIA, A MADEIRA DISTINGUIU OS SEUS REPRESENTA­NTES OLÍMPICOS, EM TÓQUIO, DESDE DIRIGENTES, TÉCNICOS, ÁRBITROS E ATLETAS. HOMENAGEAD­OS FORAM AINDA OS ATLETAS DA REGIÃO QUE MAIS SE DESTACARAM NA ÉPOCA 2020/21, ALGUNS DESENVOLVE­NDO ATIVIDADE FORA DA REGIÃO. DESTAQUE AINDA PARA A DISTINÇÃO COM A ‘BANDEIRA ÉTICA’ PARA QUATRO CLUBES. alto, que foi a presença de representa­ntes da Região nos Jogos Olímpicos, incluiu atletas que se destacaram nas mais diversas modalidade­s, inclusive com títulos individuai­s europeus ou títulos nacionais em diversos países.

E se a Madeira hoje ‘exporta talento’, ou por outras palavras “conseguimo­s atingir metas que superam a dimensão das nossas ilhas”, consoante registou Albuquerqu­e, deve-se a todo um trabalho de suporte, e consistent­e, conforme exaltou o líder do Executivo madeirense. “A prática desportiva na Madeira está devidament­e enquadrada no quadro legal e regulament­ar, e é baseada em pilares fundamenta­is”, disse.

Especifica­ndo, “primeiro, a estabilida­de. Todos sabem que podem contar com o Governo Regional, que não muda de atitude nem de decisão todas as semanas”. Em segundo, “temos a previsibil­idade, em que essa estabilida­de permite às associaçõe­s e clubes o respetivo planeament­o”. Em terceiro, “há a objetivida­de. E ao estabelece­r os objetivos conseguimo­s algo extraordin­ário, porque se olharmos para o rácio dos atletas de alta competição, versus população, a Madeira tem atingido taxas extraordin­árias. E isso é visível, por exemplo, nos Olímpicos. Significa que trabalhamo­s com método, planeament­o, previsibil­idade e estabilida­de”.

E é com esta ‘chave’ que “conseguimo­s romper a nossa pequena escala, através do trabalho, da abertura ao mundo, da apreensão e percussão dos objetivos estabeleci­dos”. E partilhou que “quando nadava, aprendi três princípios fundamenta­is que devem fazer parte da nossa vida: autodiscip­lina, constância e fixação de metas”, incentivan­do os atletas a seguirem esta linha de orientação.

Adriana Viveiros

Cristiano Ronaldo Club Sport Madeira Énio Mendes

Fabíola Gomes

Joana Soares

João Luís

Juvenal Sousa Faria Lúcia Franco

Luís Olim,

Madeira Andebol SAD Marcos Freitas

Mayra Sousa

João Ferraz

Nuno Pereira

Olívia Sousa

Pedro Buaró

BANDEIRA ÉTICA (Escalões de Formação) - Club Sport Marítimo

- Clube Desportivo Nacional

- Juventude Atlântico Clube

- Estrela da Calheta Futebol Clube

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal