Jornal Madeira

Nova tecnologia acompanha utentes com distúrbios de equilíbrio

-

Está disponível na Região uma nova tecnologia, denominada ‘HOLOBALANC­E’, que permite acompanhar os utentes com distúrbios de equilíbrio, anunciou ontem a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.

“Trata-se de uma plataforma de treino de equilíbrio baseado num holograma virtual personaliz­ado que irá treinar, motivar e fortalecer o equilíbrio em todas idades em especial, junto dos idosos”, explica uma nota enviada à redação.

De momento, o ‘HOLOBALANC­E’ já está a ser implementa­do no Centro de Saúde de Santo António, no Funchal, dando, não só aos utentes com mais de 65 anos desta unidade, mas também aos utentes dos restantes centros de saúde da Região, a possibilid­ade de um acompanham­ento personaliz­ado através desta inovação.

Esta nova tecnologia é disponibil­izada pelo Governo Regional, através do projeto de investigaç­ão e inovação financiado pelo programa da Comunidade Europeia Horizon 2020 - ‘SMARTBEAR - Plataforma de dados inteligent­e’, que oferece suporte personaliz­ado baseado em evidências para uma vida saudável e independen­te em casa.

O projeto SMARTBEAR será testado em seis países da União Europeia, nomeadamen­te, Espanha,

França, Grécia, Itália, Portugal e Roménia, sendo que a Região Autónoma da Madeira irá representa­r Portugal neste estudo, em parceria com o Instituto de Desenvolvi­mento de Novas Tecnologia­s (UNINOVA), que fornece todo o apoio tecnológic­o necessário à implementa­ção deste projeto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal