Jornal Madeira

257.508 residentes na Região chamados às urnas

Hoje, será um dia intenso para candidatos e madeirense­s no geral que vão deslocar-se às mesas de voto para escolher os seus próximos representa­ntes no poder local.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

Hoje, os portuguese­s vão escolher os próximos representa­ntes no poder local, com a realização das eleições autárquica­s. E terão mais uma hora para votar. Este ano, as urnas abrem às 8 horas e encerram às 20, uma medida tomada para evitar concentraç­ões devido à pandemia.

Pelo mesmo motivo, foram criadas também mais mesas de voto em todos os concelhos, com vista a uma média de 800 eleitores por mesa.

Os madeirense­s ou residentes vão escolher hoje quem serão os próximos 11 presidente­s de câmara, 11 presidente­s de Assembleia Municipal e 54 presidente­s de juntas de freguesia, para além dos elementos que vão compor as diferentes vereações autárquica­s e assembleia­s.

Na Região Autónoma da Madeira, o universo de eleitores é de 257.508, de acordo com os Censos mais recentes. Nunca é demais lembrar que cada eleitor deve deslocar-se à respetiva mesa de voto com o seu cartão do cidadão atualizado, não sendo já necessário apresentar o número de eleitor. De salientar que, atualmente, é também aceite a carta de condução ou um documento oficial com fotografia.

Caso não saiba onde votar, o site da CNE esclarece que há formas rápidas de se informar. Pode consultar online, no endereço, https:// www.recenseame­nto.mai.gov.pt/, por exemplo.

Na página da Comissão Nacional de Eleições, nas ‘Perguntas e Respostas’, o cidadão pode tirar várias dúvidas. A título de curiosidad­e, se não sabe se pode deixar

Os madeirense­s vão escolher hoje quem serão os próximos 11 presidente­s de câmara, 11 presidente­s Assembleia Municipal e 54 presidente­s de juntas de freguesia.

de votar para os três órgãos autárquico­s, a CNE explica que “se não quiser entregar o boletim de voto relativo a algum dos órgãos a eleger, deve avisar a mesa, a qual fará constar esse facto na ata como sendo uma abstenção”.

Deve assinalar o seu voto com uma cruz no quadrado (traços que se cruzem lá dentro) a seguir ao símbolo da candidatur­a em que pretende votar. Nada o impede de votar com a sua própria caneta. “No entanto, para proteção do segredo de voto é adequado que seja utilizada a esferográf­ica à disposição dos eleitores nas câmaras de voto, desinfetan­do as mãos imediatame­nte antes e depois de a utilizar”, lê-se no mesmo sítio.

Caso se engane ao colocar a cruz no boletim de voto, “assinale, se quiser, todos os quadrados para «esconder» a sua opção, peça outro boletim de voto ao presidente da mesa e devolva-lhe o primeiro. Ele deve escrever “Inutilizad­o”, rubricá-lo e conservá-lo em separado”.

 ?? ?? Hoje, é dia de eleições autárquica­s., com mais mesas de voto em todo o país.
Hoje, é dia de eleições autárquica­s., com mais mesas de voto em todo o país.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal