Jornal Madeira

Escalas já com bilhetes à venda indiciam retoma em outubro

-

O último trimestre do ano deverá marcar o início da retoma do setor de cruzeiros. A expetativa da Administra­ção dos Portos da Madeira (APRAM) é que vários navios atraquem no porto do Funchal até ao final do ano, com o arranque a ser dado em outubro.

“Temos mantido contacto regular com os agentes de navegação e com as companhias de cruzeiros. Temos realizado reuniões técnicas com os mesmos para preparar operações relativas ao mês de outubro. Por outro lado, a grande maioria destas escalas já está à venda, pelo que a nossa expetativa é de que se possam vir a concretiza­r”, adiantou Paula Cabaço, manifestan­do-se confiante que os últimos três meses deste ano serão positivos e um bom prenúncio para 2022. Todavia, a presidente do conselho de administra­ção da APRAM sublinhou estar consciente de que tudo depende da evolução da pandemia nas regiões incluídas nos respetivos roteiros de viagem e dos próprios mercados emissores.

O último ano e meio foi marcado por prejuízos de cerca de cinco milhões de euros, em termos de perdas de receitas diretas para a APRAM, devido a cancelamen­tos ou adiamentos. “Perdemos, de março de 2020, quando os portos da Madeira encerraram, a agosto de 2021, 389 escalas de navios de cruzeiros,

389 de cais perdidas entre março de 2020 e agosto de 2021

RESERVAS contando com os movimentos previstos para os Portos do Funchal e Porto Santo”.

Em termos de reservas, e de outubro até ao final do ano, há mais de 100 reservas de cais, “alguma marcadas muito recentemen­te”, após o anúncio, por parte do secretário regional de Economia, de 111 escalas reservadas até ao final do ano. “Mas, não podemos prever com exatidão, a esta distância, quantas serão concretiza­das”, admitiu Paula Cabaço.

De qualquer modo, a responsáve­l comentou que “o setor pretende demostrar que viajar num cruzeiro continua a ser seguro consideran­do os exigentes protocolos sanitários que foram implementa­dos a bordo, assim como tendo em conta os procedimen­tos implementa­dos em terra nos portos, que investiram muito, como é o caso concreto dos Portos da RAM”. Para além disso, o aumento da taxa de vacinação tem tido o condão de aumentar a confiança dos turistas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal