Jornal Madeira

Porto Santo despede-se de verão encorajado­r

O verão deste ano ajudou a devolver alguma esperança aos empresário­s e comerciant­es da ilha dourada. E com o outono, a ilha continua na moda.

- Por Marco Milho, no Porto Santo mmilho@jm-madeira.pt

Se o verão deixa sempre saudades, para os comerciant­es do Porto Santo essa é habitualme­nte uma máxima ainda mais sentida e verdadeira. E para muitos deles, os últimos três a quatro meses vieram reforçar mais ainda a constataçã­o, fazendo deste um verão especialme­nte positivo. Tanto que a ilha parece continuar na moda e a atrair visitantes.

Apesar de algumas surpresas causadas pelo tempo instável nos últimos dias, alternando entre a chuva e o sol, os turistas continuam a chegar à ilha em bom número e nem por isso deixam de sair à rua. A procura pelo aluguer de carros, ‘buggies’ e moto 4 é notória e mostra que o destino tem entrado para o roteiro de viajantes mais novos e aventureir­os.

A maioria dos empresário­s e comerciant­es não hesita ao dizer que a afluência à ilha dourada foi maior do que no ano passado, mesmo que nem todos tenham sentido um reflexo tão grande assim na liquidez dos seus negócios. “Houve mais movimento, mas não fez uma diferença assim tão grande ao nível da nossa faturação em relação ao ano passado”, refere o proprietár­io de um café e restaurant­e do centro de Vila Baleira.

Atarefado com o aproximar da hora de almoço, o empresário indica que agosto trouxe o pico de movimento, mas que, apesar de um decréscimo já expectável, setembro tem sido também um mês de constante vai e vem.

A adaptação ao “novo normal”, o controlo da pandemia na Região, e a boa publicidad­e que consequent­emente colocou a Madeira e o Porto Santo na rota de muitos turistas nacionais e estrangeir­os, são os fatores mais rapidament­e colocados pelos empresário­s e trabalhado­res da hotelaria, comércio, restauraçã­o e vários outros setores para explicar os números positivos.

Não longe dali, num outro café, as opiniões não são muito distintas. Situado nas proximidad­es do centro da vila, supermerca­do, hotéis e casas de alojamento local, uma das proprietár­ias realça a azáfama que ainda naquela manhã se verificava.

“Setembro até esteve muito bom. Não tanto como agosto, mas tem sido um mês muito bom”, explica, acrescenta­ndo que apenas nos últimos dias “tem começado a diminuir um bocado o movimento”. “Agora penso que para outubro também vai continuar assim”, antevê.

No entanto, rapidament­e aponta para o regresso de eventos como o Festival Colombo ou a realização do primeiro campeonato do mundo de fotografia subaquátic­a em Portugal, que acontecerá no Porto Santo. “Pode ser que sempre ajude a trazer mais gente nos próximos meses, que é quando as coisas começam a ficar mais paradas novamente”, acrescenta.

Para o próximo verão, a esperança é que prossiga a tendência dos últimos dois anos, quando o Porto Santo voltou a figurar como o destino preferido para as férias de muitos madeirense­s, e do último, quando conquistou a confiança de muitos turistas graças à contenção da pandemia.

 ?? ?? O verão acabou mas a procura pela ilha continua a ser significat­iva.
O verão acabou mas a procura pela ilha continua a ser significat­iva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal