Jornal Madeira

Vulcão torna ilha em zona de catástrofe

- Por Carla Ribeiro/el País carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O cone principal do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, que entrou em erupção no último domingo, sofreu, ontem, um colapso parcial.

A informação foi revelada pelo El País, o qual cita um geólogo do Instituto Geológico y Minero de Espanha. Carlos Lorenzo afirmou que o cone não suporta o seu próprio peso , pelo que mais pessoas terão de ser retiradas da ilha que concentra, neste momento, todas as atenções do mundo. Entretanto, ontem, o aeroporto da ilha ficou com as operações suspensas por causa das cinzas resultante­s da erupção que já está ativa desde o dia 19. Foram cancelados alguns voos não só para esta ilha afetada pelo vulcão, como também para Gomera.

La Palma, que fica a pouco mais de 450 quilómetro­s de distância da Madeira, tem 85 mil habitantes e, ontem, as autoridade­s previam retirar das zonas mais expostas, até cerca de 10 mil pessoas. No entanto, tudo pode acontecer e ontem a situação era bastante preocupant­e. A atividade vulcânica estava a se intensific­ar, deixando os residentes e todos aqueles que estão no terreno para ajudar os habitantes, em estado de maior desespero. Tajuya, Tacande de Abajo e Tacande de Arriba eram as zonas que, se até ontem, estavam mais ou menos livres de perigo, começaram, ontem, a estar na rota da lava que saía de um outro foco. As autoridade­s locais pediam, contudo, calma, referindo que aquilo que estava a acontecer [o colapso do cone do vulcão] era um fenómeno normal. O Governo de Madrid já declarou a ilha como zona de catástrofe. O dispositiv­o de elementos que está na ilha para acudir as pessoas é de cerca de mil.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal