Jornal Madeira

Diocese terá Jornada de formação para leigos

-

O Bispo do Funchal apresentou, ontem, o Programa Pastoral da Diocese do Funchal para 2021/2022 às direções dos Secretaria­dos, Movimentos e Obras Lacais. Entre outros objetivos, o plano pretende criar e fomentar as estruturas de participaç­ão laical na vida das comunidade­s cristãs e reanimar a participaç­ão dos leigos nos diversos serviços paroquiais. É também desígnio organizar uma jornada de formação para os leigos e incentivar o trabalho pastoral em conjuntos entre as diversas paróquias e entre os sacerdotes.

D. Nuno Brás expôs aos presentes na igreja do Colégio os objetivos do programa, lembrando que o Papa Francisco convidou todas as dioceses do mundo a participar­em mais ativamente na preparação e celebração do próximo Sínodo dos Bispos, que terá lugar em Roma, em outubro de 2023.

Antes, e questionad­o pelos jornalista­s sobre que contributo­s poderá dar a Diocese do Funchal, o cónego José Fiel de

Sousa respondeu que serão de vária ordem. “Com a riqueza da nossa Diocese, que já foi a maior do mundo, com o turismo, o acolhiment­o, o facto de sermos uma igreja cheia de espiritual­idade, como a do Natal e as visitas do Espírito Santo, com uma igreja jovem”, haverá aspetos relevantes a sair da contribuiç­ão da Diocese.

Quanto ao calendário diocesano, o bispo D. Nuno Brás explicou que serão desenvolvi­das algumas ações pastorais. Assim, a nível das paróquias, serão criadas ou estimulada­s as estruturas de participaç­ão laical na vida das comunidade­s cristãs, em particular os Conselhos Económicos e os Conselhos Pastorais paroquiais.

A Diocese vai divulgar “a figura do Beato Carlos de Áustria enquanto exemplo de leigo que viveu em família a vocação à santidade, promover um curso sobre a sinodalida­de na Escola Teológica e criar uma comissão diocesana de acompanham­ento dos trabalhos do Sínodo dos Bispos de 2023.

P.A

 ?? ?? D. Nuno Brás apresentou o programa pastoral.
D. Nuno Brás apresentou o programa pastoral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal