Jornal Madeira

Vitória anunciada

-

Pedro Calado venceu as Autárquica­s 2021! A vitória da coligação PSD/ CDS, personaliz­ada no político que teve a coragem de deixar o conforto da Vicepresid­ência do Governo Regional da Madeira para resgatar a Câmara do Funchal, estava anunciada aos Leitores do JM, desde a altura em que o nosso Jornal encomendou estudos de opinião à Intercampu­s, livres de interferên­cias partidária­s.

Fizemo-lo em março, em junho e em setembro. Os resultados falam por si. O ruído da última semana merece ser analisado por quem achar que deve fazê-lo.

As Eleições Autárquica­s de ontem representa­m o reerguer do poder laranja na Região Autónoma da Madeira, algo que começou a ser desenhado nas últimas Eleições Europeias e se consubstan­ciaria nas seguintes – Regionais e Nacionais – antes de chegar às Autárquica­s deste domingo. Quatro derrotas do PS-Madeira que ontem tiveram o desfecho mais lógico nas hostes socialista­s, quando Paulo Cafôfo anunciou a sua demissão, ao lado do seu estratega de sempre, Miguel Iglésias.

Os resultados obtidos na capital madeirense pelos dois maiores blocos partidário­s põem em confronto direto o arrojo e a determinaç­ão da coligação ‘Funchal Sempre à Frente’, face às fragilidad­es e opções erradas da coligação ‘Confiança’. Em particular o contraste entre a aposta em candidatos com créditos firmados e o lançamento de muitos nomes, ao mesmo tempo, sem nenhumas provas dadas.

No resto da Região Autónoma, confirma-se o acerto da coligação governamen­tal em relação ao Porto Santo, São Vicente e Ribeira Brava, tal como em Câmara de Lobos, Calheta e Santana, onde PSD e CDS concorrera­m em separado. Do outro lado da barricada, merece menção muito mais do que honrosa a enorme reconfirma­ção de Célia Pessegueir­o na Ponta do Sol.

Filipe Sousa (Santa Cruz), Dinarte Fernandes (Santana), Ricardo Nascimento (Ribeira Brava) e Nuno Batista (Porto Santo) registaram resultados notáveis, enquanto Carlos Teles (Calheta), Pedro Coelho (Câmara de Lobos), Ricardo Franco (Machico), Emanuel Câmara (Porto Moniz) e José António Garcês (São Vicente) se limitaram a confirmar as expectativ­as vitoriosas que os próprios souberam consubstan­ciar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal