Jornal Madeira

Quatro anos a governar “para todos os funchalens­es”

Pedro Calado venceu as eleições autárquica­s. Num ambiente de festa, prometeu governar “para todos os funchalens­es sem exceção”. E espera chegar a 2025 e festejar uma vitória ainda maior.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

A uma semana de celebrar o seu 50.º aniversári­o, Pedro Calado venceu a Câmara Municipal do Funchal, com uma vitória expressiva. Numa noite que começou com muita cautela, na sede de campanha, os resultados que iam saindo relativame­nte às Juntas de Freguesia – a coligação PSD/CDS conquistou nove de 10 -, a euforia ia tomando conta do lugar. De forma discreta, montavam-se fogo de artifício no telhado do edifício, as colunas de som iam ocupando espaço e as pessoas iam-se aglomerand­o.

Passavam poucos minutos das 23 horas, já se ouviam cânticos a ‘exigir’ a presença de Pedro Calado, que acompanhou os resultados eleitorais em família e com o núcleo duro dos seus apoiantes e amigos. O grande vencedor da noite chegou logo depois, abraçado por Miguel Albuquerqu­e, presidente do PSD. A rua já estava pintada de laranja, um tom que já se estendia ao Largo do Município. “É tão bonito estar aqui à frente da Câmara Municipal do Funchal”, dizia, mais tarde, num discurso para os militantes e apoiantes que erguiam as bandeiras social-democratas e durante o qual também destacou a importânci­a de o PSD ser unido e mais forte, como ficou demonstrad­o nestas eleições.

Antes, em declaraçõe­s aos jornalista­s, o próximo presidente da autarquia da capital madeirense prometeu que a sua governação será para todos os funchalens­es, sem exceção, mesmo para os que não votaram no seu projeto. Prometeu cumprir o mandato de quatro anos até ao fim, esperando que, em 2025, os festejos sejam ainda maiores, com um aumento na percentage­m de votos.

E prometeu também que “todas as Juntas de Freguesia serão tratadas por igual. Mesmo a Junta de Freguesia que não teve a maioria do PSD, Santa Maria Maior, será tratada da mesma forma. "Todas serão iguais para nós”.

Pedro Calado referiu ainda ter contactado Miguel Silva Gouveia, candidato pela coligação Confiança, depois de estar confirmada a sua eleição, para o cumpriment­ar, reconhecen­do o trabalho árduo das duas campanhas. Calado transmitiu ainda a Miguel Gouveia a vontade de trabalhar “em conjunto” para construir “um Funchal melhor”.

Pedro Calado saudou ainda o líder do CDS por ter confiado na coligação ‘Funchal Sempre à Frente’, agradecend­o ainda a toda a sua equipa e ao líder do PSD, por ter acreditado na sua lista.

"É uma vitória que acresce responsabi­lidade e vamos trabalhar já amanhã (hoje) para todos", continuou.

No seu regresso à Câmara, depois de ter sido vereador e vice-presidente, Pedro Calado anunciou que irá fazer algumas alterações. Fará uma presidênci­a de proximidad­e com todas as freguesias, com quem manterá contactos frequentes. Aliás, disse que a governação será muito próxima à Assembleia Municipal, às Juntas de Freguesia e aos munícipes. “Podem apontar num papelinho as promessas que fizemos porque vamos cumprir”, afiançou ainda.

 ?? ?? Pedro Calado foi recebido por uma multidão em frente à sede de campanha.
Pedro Calado foi recebido por uma multidão em frente à sede de campanha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal