Jornal Madeira

Unidos até ao fim

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

“Estou muito feliz!”. De lágrimas nos olhos, Célia Pessegueir­o não escondeu a emoção ao ser reeleita, ontem, com maioria absoluta.

A socialista conquistou o segundo mandato na liderança da Câmara Municipal da Ponta do Sol e a festa fez-se de bandeiras em riste, abraços e gritos de euforia.

Em 2017, aos 37 anos, Célia Pessegueir­o alcançou o feito de ser a primeira mulher eleita para a presidênci­a de uma autarquia. Quadro anos depois, chega a maioria absoluta – o PS obteve

MAIORIA 2.980 votos contra os 2.083 alcançados pelo candidato da coligação PSD/CDS, Gualberto Fernandes – , um resultado que traduz “um trabalho árduo”.

“Em 2013, tive apenas 20%, em 2017 ganhei a Câmara sem maioria e hoje temos a maioria fruto de um trabalho a pulso...foram quatro anos praticamen­te sem férias mas valeu a pena”, referiu emocionada.

Sob o lema da promoção da igualdade, PS de Paulo Cafofo apresentou-se a voto nestas eleições com seis mulheres candidatas a presidente de câmara em onze concelhos, Célia Pessegueir­o não dececionou e festa na Ponta

A derrota não desmobiliz­ou os apoiantes da candidatur­a de Gualberto Fernandes à Câmara da Ponta do Sol. Conhecidos os resultados que deram maioria absoluta a Célia Pessegueir­o, os militantes mantiveram-se na sede da coligação do PSD/ CDS por longo tempo. O ambiente era de resignação, mas alguns social-democratas não escondiam a tristeza, lamentando que o trabalho árduo da campanha não se tivesse traduzido em vitória. “Não preparámos a festa como é possível ver, mas continuamo­s aqui unidos e vamos continuar unidos pelo concelho”, conclui Gualberto Fernandes.

do Sol foi, ontem e mais uma vez, socialista.

No fecho das urnas, já os primeiros resultados acalentava­m a certeza da vitória na sede de campanha, no Livramento, a caminho dos Canhas. Depois de confirmada, a vitória do repetente João Campanário na freguesia da Ponta do Sol fez erguer as bandeiras.

Apesar da euforia dos festejos, Célia Pessegueir­o não esqueceu as companheir­as de partido, deixando uma mensagem de força às candidatas mulheres do Partido Socialista.

“Não tenho dúvidas de que, no que toca à igualdade de género, há um caminho que se faz caminhando, construind­o e consolidan­do resultados", vincou.

54% absoluta. O PS conquistou 53,98% dos votos, reelegendo Célia Pessegueir­o na presidênci­a da Câmara da Ponta do Sol.

“É a democracia a funcionar”

Dos festejos do PS à tristeza ‘laranja’. Na sede da coligação CDS/ PSD, bem mais perto do centro da vila da Ponta do Sol, o ambiente era, no fecho das urnas, de resignação.

“É a democracia a funcionar”, observava Gualberto Fernandes. O candidato do PSD/CDS à Câmara da Ponta do Sol garantiu

 ?? ?? Célia Pessegueir­o foi, ontem, muito acarinhada, durante os festejos da vitória com maioria absoluta.
Célia Pessegueir­o foi, ontem, muito acarinhada, durante os festejos da vitória com maioria absoluta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal