Jornal Madeira

Lisboa muda de cor numa

A luta em Lisboa foi renhida e até à última nenhum candidato se dava por vencido. No final, Moedas levou a melhor sobre Medina. António Costa e Rui Rio garantem que o seu partido saiu vencedor nestas eleições autárquica­s.

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

Houve de tudo um pouco nestas eleições autárquica­s que pintaram o País de várias cores políticas. O PS perdeu algumas Câmaras para o PSD e para a coligação PSD/ CDS-PP (Coimbra, Pedrógão Grande; Góis e Vila Flor); o PSD perdeu outras para o PS (Sardoal, Valença e Monchique); a CDU perdeu também para o PS (Mora e Alvito); o PS perdeu para a CDU (Barrancos e Viana do Alentejo); algumas partidos perderam autarquias para movimentos independen­tes (Figueira da Foz; Elvas, Golegã e Manteigas) e o Nós, Cidadãos! perdeu para o PSD/CDS-PP a única Câmara que liderava (Oliveira de Frades).

Foi verdadeira­mente uma noite de vencedores e de vencidos.

Uns superaram as expectativ­as e outros ficaram muito aquém do desejado.

CDU

Embora no Porto o PS tenha ficado muito longe de ser alternativ­a a Rui Moreira, que apesar de ter sido reeleito perdeu a maioria absoluta, e em Lisboa um empate técnico entre Moedas e Medina deixava tudo em aberto, António Costa, com uma noite longa ainda no horizonte, já declarava vitória nas eleições autárquica­s deste domingo.

"Neste momento, falta termos o resultado final de três municípios - Sintra, Lisboa e Loures -, mas "já podemos dizer com toda a confiança que o PS continua a ser o maior partido autárquico, quer em número de Câmaras", realçou o secretário-geral do PS, destacando a terceira vitória consecutiv­a do partido nestas eleições.

Mesmo com esses três municípios ainda por fechar, disse, "o PS tem já, neste momento, 150 presidênci­as de Câmara", um resultado idêntico de 2013 e não muito longe do resultado de 2017.

É a segunda vez na história das eleições autárquica­s que um partido vence este sufrágio três vezes consecutiv­as, sublinhou, um feito que já tinha sido alcançado pelo PS em 1997, 1993 e 1989. "Por isso, permitam-me, a todos os militantes e candidatos, felicitá-los vivamente por esta vitória".

"Como é natural, não ganhámos em todos os municípios, em todas as freguesias", sendo que, "nuns casos, como Viseu, tivemos subidas notáveis", "noutros tivemos derrotas inesperada­s ou vitórias com que não contávamos".

BE

Costa agradeceu aos portuguese­s a "renovada confiança" depositada no PS e, salvaguard­ando que estas são eleições para as freguesias e para os municípios, notou que a "sua leitura nacional tem que ser feita com cautela".

Por sua vez, o presidente do PSD, Rui Rio, afirmou que o partido teve “um excelente resultado” nestas eleições autárquica­s, afirmando que “ainda pode ser melhor”.

“O PSD teve um excelente resultado nestas eleições que ainda pode ser melhor do que aquilo que já é

CDS

 ?? ?? Carlos Moedas foi o grande vencedor da noite eleitoral, retirando a Câmara de Lisboa a Fernando Medina.
Carlos Moedas foi o grande vencedor da noite eleitoral, retirando a Câmara de Lisboa a Fernando Medina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal