Jornal Madeira

Scholz fala de sucesso e apresenta-se como chanceler

-

O candidato do SPD Olaf Scholz fala de "grande sucesso" e nas eleições ontem na Alemanha e, na sede do seu partido em Berlim, apresentou-se aos jornalista­s como "o próximo chanceler alemão".

De acordo com as primeiras projeções, os social democratas vencem as eleições legislativ­as, mas os conservado­res dizem que têm condições para disputar a formação do próximo Executivo.

Segundo os números que são avançados pelas estações de televisão, às 20h00 (19h00 em Lisboa), o SPD consegue entre 24,9% e 25,8% dos votos e a aliança conservado­ra CDU-CSU, liderada por Armin Laschet, encontra-se em segundo lugar com 24,2% e 24,7% dos votos.

A confirmare­m-se os resultados é previsível momentos de negociação prolongado­s na maior economia da Europa.

Olaf Scholz, vice-chanceler e ministro das Finanças do governo de coligação, esteve na sede do partido praticamen­te desde o momento do encerramen­to das urnas, tendo abandonado o edifício ao início da noite, acompanhad­o da mulher, Brita Ernest, que pertence ao executivo do Estado de Brandenbur­g pelo SPD.

Na sede os militantes e membros do partido dizem que a noite eleitoral vai ser prolongada e que muito vai depender das negociaçõe­s com os outros partidos.

As primeiras projeções divulgadas após o encerramen­to das urnas na Alemanha anteveem uma disputa renhida ou mesmo um empate técnico entre os sociais-democratas do SPD e os conservado­res da CDU, força política de Angela Merkel.

Estes primeiros números devem ser encarados, no entanto, com prudência, uma vez que não incluem o voto por correspond­ência.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal