Jornal Madeira

Maioria assegurada na Câmara do Funchal

- Por Edna Baptista edna.baptista@jm-madeira.pt

Na manhã desta segunda-feira, a festa ‘laranja’ de Pedro Calado, candidato do ‘Funchal Sempre à Frente’ que agora assumirá os destinos da Câmara Municipal do Funchal, já tinha sido feita e a derrota da ‘Confiança’ assumida. No entanto, e cerca de 13 horas depois do fecho das urnas, continuava por apurar o rosto de quem iria encabeçar a liderança das freguesias do Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Martinho nos próximos quatro anos.

Perante este cenário, às 9 horas, o Ministério da Administra­ção Interna indicava que a contagem no Funchal continuava nos 70%, com quatro mandatos atribuídos (dois para o PSD/CDS e dois para a coligação PS-BE-PAN-MPT-PDR), faltando distribuir outros sete.

No entanto, não tardou até que a coligação entre os sociais-democratas e os centristas viesse assegurar mais uma vitória, desta vez no Imaculado Coração de Maria, com o candidato Pedro Araújo a reunir 45,10% (1.442 votos) da preferênci­a do eleitorado, somando apenas mais 90 votos do que a ‘Confiança’ (42,29 %1.352 votos), que perdeu a liderança deste órgão. Seguiu-se a confirmaçã­o de que São Pedro também passaria a ser ‘laranja’, com 46,41% dos eleitores a depositare­m o seu voto em Manuel Filipe, contra os 40,11% da 'Confiança'.

A contagem de votos no concelho do Funchal só viria a ser fechada pelas 11h30, quando São Martinho deu a conhecer que seria igualmente governado pelo PSD/CDS, com a eleição de Marco Gonçalves, com 46,66% (6.508 votos), derrotando o até então presidente da Junta de Freguesia da ‘Confiança’, Duarte Caldeira (40,40%; 5.634 votos).

6-5 e maioria absoluta

Feitas as contas, a conquista destas três freguesias confirmou o cenário já avançado pelo JM, com o ‘Funchal Sempre à Frente’ a garantir seis lugares na vereação e maioria absoluta (46,95%; 26.827 votos), contra os cinco mandatos da ‘Confiança’ (39,74%; 22.704), que perde uma presidênci­a municipal que tinha conseguido em 2013.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal