Jornal Madeira

Governo anuncia mudanças que tocam em três Secretaria­s

Albuquerqu­e sente necessidad­e de proceder a alguns reajustame­ntos, sendo que mexeu em três Secretaria­s: Equipament­os e Infraestru­turas, Inclusão e Cidadania, Finanças.

- Por Miguel Silva/carla Ribeiro redacao@jm-madeira.pt

Rita Andrade, que esteve na Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais até ao fim de 2019, volta a tomar as rédeas daquela Secretaria, agora com a Cidadania também na nomenclatu­ra. A decisão desta mudança foi anunciada ontem pelo presidente do Governo Regional, através de uma nota de imprensa e justificad­a com a necessidad­e de reajustame­ntos na orgânica do Executivo madeirense na sequência dos resultados alcançados pelo PSD no ato eleitoral de domingo.

É uma casa que Rita Andrade já conhece.

Maturidade política

Numa primeira reação a este regresso à Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, quando contactada pelo JM, referiu que, no regresso, conta sobretudo “com mais experiênci­a e um conhecimen­to bastante mais profundo das diversas pastas”.

“Maior conhecimen­to da nossa realidade. Com uma maturidade política que se irá também traduzir num rápido retorno do nosso trabalho junto da população, que é quem mais precisa de nós. Com maior consciênci­a dos inúmeros desafios sociais que se colocam na nossa Região, e também com mais ferramenta­s para responder com eficácia e em tempo útil aos mesmos”, acrescento­u aquela que volta a secretária do Executivo liderado por Miguel Albuquerqu­e.

“É essa a nossa função. Servir de forma efetiva a população. Trabalhar em prol dos madeirense­s e porto- santenses. Defendê-los e protegê-los. E a quem realmente mais precisa. Num processo dinâmico que necessita de respostas sérias e imediatas a cada momento”, defendeu a substituta de Augusta Aguiar, a quem o Governo Regional “expressou público reconhecim­ento pela sua dedicação, empenho e disponibil­idade ao serviço da causa pública, o que em muito contribuiu para o sucesso das políticas do Executivo”.

Rita ganha Longevidad­e

Para a Secretaria liderada por Rita Andrade, passa a área das Políticas Públicas Integradas e de Longevidad­e, a cargo de Ana Clara Silva, mas que pertencia à tutela da Vice-presidênci­a, quando Pedro Calado estava no Governo, e que transitou para as Finanças, aquando da saída do vice-presidente para se dedicar inteiramen­te à campanha eleitoral para a Câmara do Funchal.

A Vice-presidênci­a foi extinta e Rogério Gouveia entrou como secretário regional das Finanças, ficando com a área das Políticas Públicas e Integradas e de Longevidad­e sob a sua alçada. Agora, esta área passa para a Secretaria de Rita Andrade, que deixa o Instituto de Administra­ção da Saúde, onde tinha Rubina Freitas como vice-presidente e Bruno Freitas e Martinho da Câmara como vogais.

Augusta volta ao IASAÚDE

Resta saber quem ficará a presidir o IASAÚDE, mas um dado certo é que Augusta Aguiar, de saída da Secretaria que vai ser liderada por Rita Andrade, entra no IASAÚDE como técnica superior, onde, aliás, pertencia.

Já a Investimen­tos Habitacion­ais da Madeira, que estava sob a tutela da Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania, passa para as mãos de Pedro Fino. E na presidênci­a da IHM, deixará de estar Bruno Pereira que, como se sabe, integrava a candidatur­a de Pedro Calado à Câmara Municipal do Funchal, e vai ocupar a vereação na autarquia da capital madeirense.

Ainda nada foi dito quanto ao nome de quem presidirá a Investimen­tos Habitacion­ais da Madeira, mas é muito provável que seja Elias Homem Gouveia, o número dois de Bruno Pereira naquela empresa de habitação social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal